O Junho Violeta alerta para o combate à violência contra a pessoa idosa e faz menção à importância de se observar e lutar pelos diretos das pessoas na terceira idade. Entretanto, o problema ainda está longe de ser resolvido. Em Imperatriz, por exemplo, neste primeiro semestre de 2023, foram 537 casos de violações dos direitos humanos dos idosos registrados. Esses números implicam em maus-tratos, exploração sexual e até tráfico de pessoas.

Desse total, apenas 87 denúncias foram registradas. Segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o estado do Maranhão registrou mais de 6.201 mil casos, sendo 1.016 denúncias efetivadas.

Denúncias podem ser feitas por diversos meios, seja através das Polícias Militar (190) ou Civil (197), o Disque 100 (que funciona diariamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana) e canais eletrônicos. Ademais, órgãos como o Ministério Público, mais específico a Promotoria de Justiça com atribuição em matéria do Idoso, podem ser procurados para defesa dos direitos difusos e coletivos dessa classe uma vez que forem violados.

Fonte: Ministério Público

Tags: idoso, imperatriz, Maranhão, violência