Imperatriz pode ser a 102° cidade do Brasil a ter o segundo turno no próximo pleito de outubro para as eleições municipais, o município tem 194.151 eleitores aptos segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) faltando apenas 5 mil 849 pessoas para chegar a 200 mil.
O prazo para alistamento junto ao TRE-MA vai até o dia 8 de maio.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Desses candidatos, 178.797 são eleitores com biometria, representando 92,09% do eleitorado e 15.354 sem biometria, representando os outros 7,91% dos eleitores.
Ações e parcerias com órgãos do Estado, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atuam na região de Imperatriz para intensificar as campanhas de alistamento ao TRE-MA e conseguir a marca de 200 mil eleitores para realizar o 2° turno.
A TV Difusora, afiliada do grupo SBT, também promoveu campanhas e pontos de apoio para alistamento e regularização eleitoral na cidade, ajudando o município a chegar a essa marca, além de órgãos públicos, associações comerciais e outros também ajudam a Imperatriz a alcançar a meta.
A Advogada e Professora Ivane Rodrigues falou ao Portal Difusora News sobre a importância do 2° turno em Imperatriz.
“A importância de ter 2° turno nos municípios é a garantia da vontade soberana do povo, pois quando a população tem menos de 20 mil eleitores e não há obrigatoriedade do 2° turno vence naquela eleição no primeiro turno a maioria dos votos. Que pode ser 25%, 40% o que não representa a maioria dos eleitores daquela cidade, ou seja não representa a vontade soberana da maioria da população.” Explicou a Advogada e Professora Ivane Rodrigues.
Ela acrescenta que o 2° turno é importante caso nenhum dos candidatos alcance metade dos votos esse processo vai para uma segunda votação.
“Se nenhum dos candidatos do 1° turno não alcançar a maioria dos votos, se encaminhe esse processo para o segundo turno e vence aquele que tiver a maioria dos votos”, complementa a professora.
A Justiça Eleitoral maranhense realiza ações desde o mês de março para sensibilizar a população votante de Imperatriz a fazer o cadastro eleitoral ou a regularização do título, para a cidade ter o segundo turno como opção no processo democrático.
Uma audiência foi realizada dia 11 de março conduzida pelo desembargador José Luiz de Almeida, presidente do TRE-MA, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. Na audiência, o desembargador reforçou sobre a importância também do esclarecimento de dúvidas eleitorais.
Tags: eleições, eleições 2024, eleições municipais