Um levantamento feito pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) aponta que foram registrados, em 2024, 46 casos de abuso sexual infantil na cidade de Imperatriz. O relatório aponta ainda que outras 129 crianças sofreram outros tipos de violências.
Segundo os dados, os casos registrados neste ano são quase a metade do que foi registrado durante todo o ano de 2023 – 102 casos de abusos contra crianças e adolescentes.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Para contornar essa realidade, estão sendo feitas ações e atividades em busca de combater as violências e conscientizar a população a denunciar casos de violência sexual infantil, com o apoio do Ministério Público.
Entre os dias 17 e 21 de maio ocorre a Semana de combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para fortalecer a luta contra esse crime, a campanha é nacional e seu dia D é no próximo sábado, 18 de maio. A rede de enfrentamento inclui o Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social — Sedes, que prepararam uma vasta programação.
A coordenadora do Creas, Jucilene Reis, fala “As mobilizações em todo o país buscam conscientizar a sociedade para o enfrentamento dessa questão. Participe desse esforço. Aqui em Imperatriz, esse cenário também é assustador, nossas crianças e adolescentes estão expostos. Por isso, a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social, CREAS, convocam a todos para combater essa chaga”, convocou.
Na programação haverá um ‘pit stop’ para informar sobre como e quais locais as denúncias sobre violência contra as crianças e adolescente, além de alertar sobre a importância de denunciar, a ação faz alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Tags: abuso infantil, imperatriz, violência contra a criança e o adolescente, violência sexual