O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta terça-feira (24) a retomada imediata da captação de água do rio Tocantins para abastecimento da cidade de Imperatriz.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
De acordo com Brandão, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico que confirma que as águas do rio não sofreram contaminação em relação ao consumo, após a queda de três caminhões carregados com produtos químicos.
afirmou o governador em uma rede social.
Outras análises seguem sendo realizadas, com apoio das equipes do Governo do Maranhão, para garantir a segurança integral de todos”,
Os veículos, que transportavam cerca de 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas, caíram durante o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no último domingo (22).
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) também informou que os sistemas de captação, produção e tratamento de água do Rio Tocantins serão retomados.
Segundo a CAEMA, o abastecimento será normalizado de forma gradual, na medida em que a pressurização das redes for recuperada.
Risco ambiental
Os produtos químicos representam um grave risco ambiental, mobilizando autoridades para monitorar os impactos na qualidade da água e na saúde das comunidades ribeirinhas.
As autoridades seguem trabalhando para identificar a extensão do dano ambiental e definir os protocolos de mitigação. Contudo, comunidades ribeirinhas permanecem em alerta, dado que muitas dependem das águas do Rio Tocantins para consumo e subsistência.
Vítimas
O número de mortos após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), subiu para quatro, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
Na manhã desta terça-feira (24), foram localizados os corpos de Kecio Francisco Santos Lopes, de Andreia Maria de Sousa e de Lorrane Cidronio de Jesus, de 11 anos.
No último domingo (22), data do acidente, as equipes de busca localizaram o corpo de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, e resgataram Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos.
Outras 13 pessoas, dadas como desaparecidas por familiares, ainda não foram encontradas.
Tags: contaminação, Maranhão, rio Tocantins