A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) anunciou, nesta semana,  que mudou os comandantes do Policiamento da Área do Interior da Região Tocantina (CPAI) e  do 3° Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). As mudanças acontecem após uma onda de violência registrada  em Imperatriz. 

Segundo a SSP,  o coronel Valtermar Ribeiro assumiu o Comando de Área do Interior da Região Tocantina (CPA-I/3), substituindo o coronel Everaldo Santana. Já o 3° BPM terá como novo comandante o tenente-coronel Aluísio Sampaio, em substituição ao tenente-coronel Clodoaldo Gonçalves.

O 3° BPM é responsável pelo policiamento na cidade de Imperatriz, desde a BR-010 (Belém-Brasília) até a margem do Rio Tocantins e o município de Governador Edson Lobão. Já o Comando de Área de Policiamento do Interior-3 (CPA-I/3) é responsável pelo policiamento em 24 municípios da Região Sudoeste do Maranhão, incluindo cidades como Imperatriz, João Lisboa, Amarante, Estreito, Cinelândia, Açailândia e Buriticupu.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PM/MA), Paulo Fernando, parabenizou os antigos comandantes pelos serviços prestado à Região Tocantina e apresentou os novos comandantes e 24 novos policiais recém-formados, que reforçarão a segurança pública em toda a região.

“Estas são mudanças naturais na administração pública. Hoje, são apresentados à sociedade o coronel Ribeiro, que é o novo comandante de Policiamento de Área 3; e o tenente-coronel Sampaio, que é o comandante do Batalhão. Além deles, estou apresentando 24 novos policiais recém-formados que irão fortalecer a segurança pública em toda a região”, destacou o comandante-geral da PM/MA.

O comandante-geral acrescentou, ainda, detalhes sobre o reforço policial para o desenvolvimento de ação mais abrangente e coordenada no combate ao crime. “Nós já estamos aqui com o policiamento reforçado. Inclusive, está chegando a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp-MA), que irá atuar por tempo indeterminado, sob o comando do coronel Ribeiro e tenente-coronel Sampaio”, detalhou Paulo Fernando.

O coronel Valtermar Ribeiro ressaltou sua missão de combater a criminalidade e a violência, seguindo as diretrizes do Comando Geral e com atuação em três importantes eixos para assegurar o sucesso da Polícia Militar.

“Nós chegamos em Imperatriz com a missão firme de dar um combate à criminalidade e à violência não só na cidade, mas em toda a Região Tocantina, seguindo as diretrizes do nosso comandante-geral Paulo Fernando, homologado pelo nosso governador Carlos Brandão. Vamos trabalhar em três eixos; o primeiro deles é o combate firme, aumentando a capacidade operacional do 3º e do 14º Batalhão; o segundo é a aproximação da Polícia à comunidade, e o estreitamento do relacionamento; em terceiro, valorizar os nossos policiais”, assegurou o comandante do CPA-I/3.

O novo comandante do 3° BPM, tenente-coronel Aluísio Sampaio, trará a sua experiência em Inteligência Policial para a aplicação da lei e para a manutenção da segurança pública em toda a região. “É uma honra comandar e trabalhar em prol da sociedade de Imperatriz. Com certeza, lograremos êxito, tendo em vista o padrão da tropa que aqui se encontra. Eu trabalho aqui desde 2006, na área de inteligência”, afirmou o tenente-coronel Sampaio.

Fonte: Reporter Interativo

Tags: cpai, imperatriz, Maranhão, SSP