Imagens divulgadas pela Marinha do Brasil mostram embalagens com produtos químicos no fundo do Rio Tocantins, na área da queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
Segundo o que se observa nas imagens, as embalagens estão intactas, apontando para o fato de que os produtos químicos não foram derramados no rio. As embalagens estavam nos caminhões com cargas tóxicas, que caíram no rio com outros veículos após o desastre ocorrido no último domingo (22) e já causou a morte de oito pessoas até o momento.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
As imagens divulgadas são de mergulhadores da Força-tarefa coordenada pela Marinha e que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. A equipe conta com 29 mergulhadores que fazem buscas pelas vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek a uma profundidade de cerca de 48 metros.
Embalagens
Em nota, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), informou que ainda não há informações sobre o rompimento das embalagens dos produtos químicos. Segundo a Agência, os galões estão envolvidos em microfilme e que, por isso, essas embalagens podem ter permanecido intactas.
Além disso, a ANA informou que as primeiras análises da qualidade da água não constataram alterações significativas. A avaliação se limita a impactos imediatos de possível derramamento de ácido sulfúrico. A Agência pontuou ainda que as análises de qualidade de água para defensivos agrícolas é mais complexa e que os resultados dessas análises devem estar disponíveis a partir da próxima segunda-feira (30).
Vítimas
Subiu para oito o número de mortos após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Outras nove pessoas seguem desaparecidas.
Na manhã desta quinta-feira (26), equipes de mergulhadores encontraram os corpos de mais duas vítimas, ainda não identificadas, a cerca de 35 metros de profundidade no rio Tocantins. Também foram localizados um caminhão, uma caminhonete e duas motocicletas submersos na água.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), um dos corpos está na cabine de um dos veículos, e outro embaixo da caminhonete.
Tags: Ponte JK, produtos químicos, rio Tocantins