HU-UFMA monta força tarefa para ajudar o Amapá que enfrenta surto de síndromes gripais

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está montando uma força tarefa para ajudar na emergência em saúde que o Estado do Amapá enfrenta devido ao surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que vem acometendo crianças.

Os esforços serão voltados para estruturação e implantação de uma UTI Pediátrica com dez leitos e a ampliação da enfermaria pediátrica com vinte leitos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap). A Ebserh enviará quinze respiradores pulmonares, camas hospitalares, insumos, medicamentos, tanques de oxigênio e outros equipamentos. A empresa também já publicou um edital convocando profissionais voluntários para se deslocarem para o Amapá por um período de quinze a vinte dias.

A ação é fruto da parceria com o Ministério da Saúde, a Rede Ebserh e a Secretaria de Saúde do Amapá. Na segunda-feira (22), chegou a primeira equipe de profissionais enviados pelo HU-UFMA, que vão auxiliar na implantação do atendimento intensivo pediátrico no HU-Unifap. A expectativa é que mais profissionais cheguem durante a próxima semana.

Segundo o presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro, a iniciativa visa reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, diante da situação de emergência sanitária. O Amapá passa por um expressivo crescimento de casos de síndromes gripais e respiratórias agudas graves que estão causando elevada demanda por leitos.

A enfermeira e chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFMA, que será a responsável por coordenar a equipe do HU-UFMA, Tereza Rachel Gomes, fala sobre a logística da ação. “Neste primeiro momento, viajaremos eu e a médica neonatologista, Silvia Cavalcante, para fazer um diagnóstico da situação, conhecer a estrutura, definir a melhor logística para a montagem da UTI, recebimento das equipes e dos pacientes.” explicou. Ela também reforçou que será realizada uma capacitação remota paralela à estruturação e implantação da UTI, conduzida pelos profissionais do HU-UFMA para a equipe do novo serviço. Além de um suporte de teleconsulta, para garantir a troca de informações entre os profissionais.

Fonte: Assessoria

Tags: hospital universitário, Maranhão, ufma