Hospital da Ilha se torna referência para tratamento de queimados no Maranhão

Pacientes vítimas de queimaduras de segundo e terceiro graus são assistidos na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Ilha. Graças aos esforços das equipes da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os pacientes estão se recuperando. 

Segundo o Governo do Maranhão, a equipe do hospital é multiprofissional, formada por enfermeiro estomaterapeuta, cirurgião plástico, médico intensivista, além de psicólogo, terapeuta ocupacional, serviço social, nutricionista e fisioterapeuta.

Dispondo de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 adultos, dentre eles dois de estabilização, a unidade conta, também, com uma Sala de Cinesioterapia, útil no processo de recuperação motora com oferta de exercícios terapêuticos. Além disso, o hospital possui uma Sala de Balneoterapia, espaço adaptado para realizar banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes. 

A UTQ dispõe de uma Câmara Hiperbárica exclusiva. Semelhante a uma cama vedada com oxigênio puro, sua função é aumentar a pressão atmosférica com a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, acelerando a cicatrização e evitando infecções e atrofias musculares.

Fonte: Ascom/MA

Tags: Maranhão, São Luís, Saúde