O mês de setembro ainda não terminou e está sendo palco de uma série de eventos que evidenciam a insatisfação e as dificuldades enfrentadas por diferentes setores no estado do Maranhão.

Na área da segurança pública, os policiais civis realizaram nesta quarta-feira (20), a primeira paralisação de advertência com medidas administrativas tomadas pelos delegados, sendo uma forma de protesto ao não atendimento da solicitação da categoria ao Governo do Estado. Entre elas estão o reajuste salarial e a estruturação para melhores condições de trabalho. Essa primeira paralisação, teve a duração de 24h. Não havendo resposta do Governo, a segunda paralisação será de 48h, nos dias 27 e 28 de setembro.

Quem também busca por melhorias, são os funcionários do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Em uma paralisação feita na manhã desta quarta-feira (20), os servidores se reuniram com faixas e cartazes, para chamar a atenção do governo cobrando reajustes salariais e melhores condições de trabalho.

Além disso, a educação no Maranhão também está sofrendo com uma greve. Os professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uema Sul) estão em paralisação há vinte e nove dias. A categoria pede reajuste salarial de 50,28% e afirma que o salário está defasado há 10 anos. Dizem ainda que o governo retirou R$ 168 milhões do orçamento das universidades estaduais no primeiro semestre deste ano, ‘sucateando ainda mais as instituições’.

Procurado pela nossa equipe, por meio de nota, o Governo do Maranhão informou que mantém aberto o canal de diálogo com os docentes da UEMA e UEMASUL. Ao mesmo tempo, ressaltou que está realizando estudos sobre as carreiras dos servidores públicos estaduais. O objetivo é garantir a equidade e valorização das carreiras, levando em consideração os limites orçamentários.

Já o Tribunal de Contas do Maranhão (TCE), informou que o projeto de lei que dispõe sobre o reajuste de revisão anual dos servidores efetivos e comissionados foi aprovado por este órgão em 5 de julho deste ano. O Processo aguarda a votação e aprovação da ALEMA.

A Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (SEGEP), informou que realiza estudos técnicos das carreiras dos servidores públicos do Maranhão, inclusive da Polícia Civil, e que busca tanto garantir a equidade e valorização das carreiras, quanto respeitar os limites orçamentários.

Tags: adepol-ma, feme, greve, Maranhão, Paralisaçoes, tce-ma, uema