Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começa hoje (16) em São Luís

O Maio Laranja é o mês para conscientizar e alertar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), está promovendo ações em alusão à Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, campanha que, no período de 15 a 19 de maio, completa 23 anos de mobilização nacional.


As ações são coordenadas pela Superintendência de Qualificação Profissional da Setur, por meio do Programa Mais Infância, Mais Turismo, tendo como público-alvo os estudantes dos níveis fundamental e médio, com idade entre 7 e 17 anos.

Durante a Semana, a Setur-MA irá realizar várias ações de orientação a crianças e adolescentes a respeito de eventuais situações de ameaça ou de violação de direitos; promoção de campanhas de incentivo a denúncias em casos de exploração sexual, e ainda, sensibilização em eventos com grande fluxo de turistas e comunidade local. 

  • Na terça-feira (16), será a vez da U.I. José Giorcelli Costa, localizada na Madre Deus, receber ações e palestra sobre a conscientização e combate à exploração sexual infantil.
  • Na quarta-feira (17), alunos da C. E. Coelho Neto, no bairro Ivar Saldanha, irão assistir à palestra no período da tarde.

A quinta-feira (18) é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e no período matutino, a U.E.B. Luís Viana, no bairro Alemanha, terá programação especial com palestras de representantes da Polícia Militar e do Conselho Tutelar; haverá também contação de histórias. A Setur-MA dará a Palestra Mais Infância, Mais Turismo; e os alunos terão palestra sobre escovação de dentes com distribuição de escovas.

No dia D, técnicos do Programa Mais Infância, Mais Turismo também estarão na C.E. Benedito Leite, no Centro, às 15h, com o objetivo de sensibilizar as crianças e adolescentes com a palestra Mais Infância, Mais Turismo. 

Outra equipe de técnicos da Setur-MA realizará simultaneamente a Blitz Mais Infância no bairro da Praia Grande. Durante a atividade, serão distribuídos folders informativos nos estabelecimentos, com diálogo com funcionários sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Serão também entregues e afixados materiais informativos como cartazes e adesivos em áreas de fácil visibilidade nos estabelecimentos visitados, e divulgados números para denúncias.

O ciclo de palestras encerra na sexta-feira (19), com debate às 8h, no Instituto Socioassistencial Educando, no bairro Cidade Olímpica; e às 10h, no Centro Educacional e Profissional do Coroadinho – CEPC, no bairro Coroadinho. Já no período vespertino, às 14h, o C. E. João Francisco Lisboa (CEJOL), no bairro Vila Vicente Fialho, receberá a equipe técnica da Setur-MA. 

Campanha 18 de maio

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A data foi escolhida porque, neste mesmo dia, no ano de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. 

Esse era o nome de uma menina, de apenas oito anos de idade, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Solicitar palestra

Para solicitar a realização das palestras e campanhas de sensibilização do Programa Mais Infância, Mais Turismo, qualquer cidadão pode mandar um e-mail para maisqualificacaoturismo@gmail.com requisitando a realização do serviço.

As palestras são destinadas prioritariamente às crianças e aos estudantes das séries iniciais até o terceiro ano do Ensino Médio das escolas do Maranhão.

Qualquer cidadão pode solicitar a realização da palestra de sensibilização do Programa Mais Infância, Mais Turismo voltadas à proteção de crianças e adolescentes. As palestras são realizadas presencialmente nas escolas, são gratuitas e possuem duração de 30 minutos.

Fonte: Assessoria

Tags: abuso sexual, crianças e adolescentes, Maranhão