Governo realiza segunda edição da Travessia Junina

Pelo segundo ano consecutivo o Governo do Maranhão realiza, no domingo (18), a Travessia Junina. Novidade do São João do Maranhão em 2022, o evento atraiu um grande público e por isso está de volta na programação do Maior São João do Mundo em 2023.

A partir das 16h grupos de bumba-meu-boi se reunião na Península da Ponta d’Areia e prometem arrastar uma multidão.

A Travessia Junina surgiu como uma inovação no São João maranhense após dois anos de arraiais fechados por causa da pandemia de Covid-16. O evento se mostrou um sucesso e a população estava na expectativa para a sua realização este ano. Durante o lançamento da programação oficial do Maior São João do Mundo, 30 de maio, veio a confirmação da segunda edição do evento.

Este ano, a Travessia Junina acontece na Península da Ponta d’Areia, saindo das proximidades do Champs Mall e seguindo pelo Espigão. A concentração começa às 16h. Às 17h, o sotaque de Orquestra do Boi de Nina Rodrigues dá início à travessia. 

Às 18h, é a vez da beleza dos camzumbás e do sotaque da Baixada do Boi de Santa Fé animar o percurso. E quem encerra a programação, a partir das 19h, é o sotaque de Matraca do batalhão pesado do Boi de Maracanã.

A Travessia Junina faz parte da programação oficial do Maior São João do Mundo realizado pelo Governo do Maranhão em São Luís e demais municípios do estão. Ao todo, serão 65 dias de festança junina.

Na capital, os tradicionais arraiais do Ipem, Vila Palmeira e Ceprama têm atraído grande público em busca das comidas típicas e do artesanato maranhense. A festa também está sendo realizada nos bairros Liberdade, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão e Maracanã (Parque da Juçara) onde a população pode conferir pertinho de casa as atrações tradicionais do São João do Maranhão.

No Centro Histórico de São Luís, a Praça da Fé, na Rua Portugal, tem sido o palco que une a cultura popular maranhense com a beleza do patrimônio arquitetônico.

A programação completa do Maior São João do Mundo pode ser conferida no aplicativo ‘São João do Maranhão’, que está disponível para download para celulares Android e IOS. 

Programação Travessia Junina:
16h: concentração na Península da Ponta d’Areia, nas proximidades do Champs Mall
17h: Boi de Nina Rodrigues
18h: Boi de Santa Fé
19h: Boi de Maracanã

Fonte: Ascom/MA

Tags: cultura, Economia, Maranhão, São João