Governo do Maranhão promove ação antibullying e cyberllying no IEMA

O Governo do Maranhão promove uma ação antibullying e cyberbullying no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Trata-se do Pink Shirt Day, já incorporado ao Calendário Acadêmico do Instituto desde 2019. A ação será realizada nesta quinta-feira (4), às 8h, na Unidade Plena do IEMA São Luís, localizada no Centro.

O ponto central da campanha é a mobilização dos discentes à reflexão sobre bullying, por meio das artes, esportes, literatura e concursos. 

O Pink Shirt Day teve início no ano de 2007, como uma ação solidária de jovens protagonistas em Berwick, província da Nova Escócia, no leste do Canadá. Dois estudantes compraram 50 camisetas rosa e incentivaram seus amigos de escola a usarem essa cor, em solidariedade a um colega que sofrera bullying por ter ido à escola vestido assim. O Pink Shirt Day, no Brasil, passa a existir a partir de 2019, quando os estudantes do IEMA, que foram para o intercâmbio de um semestre na High School, no Canadá, trouxeram na bagagem as experiências vivenciadas naquele país e apresentaram a ideia à direção do Instituto, para que fosse desenvolvida em suas unidades.

O Pink Shirt Day do IEMA destaca a luta contra o racismo, a homofobia, a transfobia, a gordofobia, o machismo, o sexismo e o etarismo como os temas que mais contribuem para as práticas discriminatórias e de constrangimento no cotidiano estudantil. A proposta do IEMA é a de criar ambientes que promovam esses debates, sensibilizando os jovens para o combate a tais práticas, dando visibilidade para que a sociedade reflita sobre a importância de combater a violência.

Essa é mais uma ação do Governo do Maranhão, em sua busca contínua pela promoção da paz, fraternidade e boas práticas nas escolas. Através do Pink Shirt Day no IEMA, o governo reforça seu compromisso em combater o bullying e o cyberbullying, e em criar um ambiente escolar seguro e inclusivo para todos os estudantes. Essa iniciativa demonstra a dedicação do governo em garantir o bem-estar dos jovens maranhenses e em construir uma sociedade mais igualitária e respeitosa.

Fonte: Assessoria Governo do Estado do Maranhão

Tags: Educação, IEMA, Maranhão, Paz nas Escolas