Governo do Maranhão fortalece Programa Travessia, da MOB

O Programa Travessia passou a ter status de diretoria, ampliando assim seu organograma que impacta na contratação de pessoal técnico e, consequentemente, influi na melhor prestação do serviço ao seu público. “É um primeiro passo que nos permitirá avançar com os projetos já em andamento e pensar em novas propostas, uma vez que, agora, podemos contar com uma equipe maior e mais expertise para executar esta importante política de mobilidade urbana do Governo do Estado, que é o Travessia”, explica a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho.

“Minha filha é cadastrada no Travessia há dois anos. Para mim, é uma grande felicidade ter esse meio que possibilita a ela realizar diversas atividades para as quais eu talvez não pudesse levá-la. É um sentimento que nem sei explicar, ver minha filha ter qualidade de vida, se divertindo, sendo feliz”, enfatiza a autônoma Lisanne Raquel Silva Ribeiro, de 28 anos, que atesta os benefícios do Programa Travessia para a filha de seis anos, Lara Christina Ribeiro Mendonça.

A iniciativa do Governo do Estado, coordenado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), garante a pessoas com alguma deficiência o devido acesso a diversas atividades. Presente em 46 municípios e com mais de 10 mil cadastrados, o Travessia passou por estruturação administrativa, ganhando mais condições para execução dos serviços.

O presidente da MOB, Adriano Sarney, ressalta a importância desta nova configuração para o avanço do programa. “O Travessia tem um amplo e direto impacto positivo no cotidiano, no bem-estar e na vida de quem usufrui. É uma das mais relevantes ações do Governo do Estado e mostra a sensibilidade da gestão com a garantia de direitos e respeito ao ser humano. O governador Carlos Brandão está de parabéns por manter e, mais que isso, possibilitar que possamos avançar e melhorar ainda mais esse serviço. Significa mais possibilidades de investimentos e melhor execução das atividades. Temos essa grata satisfação de poder tornar o Travessia acessível a mais pessoas e com mais qualidade”, pontuou o gestor.

A reformulação também vai impactar na agenda periódica do Travessia. Um avanço importante para quem utiliza e sabe da importância desse apoio no cotidiano. “Vejo o Travessia como um programa extremamente importante e fico feliz em saber que está avançando. São muitas pessoas que precisam desse acesso para realizar suas atividades. Minha filha utiliza para as terapias e também para o lazer. Fico feliz em ver que ela pode ter uma vida mais ativa com a ajuda do Travessia. É um programa muito bom”, disse a autônoma Lisianne Ribeiro.

A universitária, Narjarah Paz Aguiar, que utiliza os serviços do programa há dois anos, classifica como excelente. “O Travessia me traz um grande benefício que é a segurança no transporte, na minha ida e volta para casa, e também, para resolver compromissos pessoais. A oportunidade de estar em um transporte que tem segurança e adaptação é um muito importante e significativo para mim”, afirmou.

Somente nos dois primeiros meses deste ano, já foram 438 novos usuários cadastros, 5.362 atendimentos e 8.664 viagens realizadas pelo Programa Travessia.

Acessibilidade

O Programa Travessia garante o transporte gratuito, porta a porta, e mais condições de mobilidade para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes. Para ir e vir de atividades diversas como estudo, trabalho, prática esportiva, tratamento de saúde, lazer e outros, este segmento da população pode contar com a logística do programa.

São três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde, sendo 10.478 cadastrados, entre usuários fixos e eventuais. Conta com 28 veículos, sendo 17 vans adaptadas para cadeira de rodas, quatro Spins para atendimento de crianças com hidro e microcefalia e sete vans convencionais para o transporte de idosos e pessoas em tratamento de saúde.

Implantado em 2016, o Programa Travessia está presente em 46 cidades do Maranhão, divididas em 13 regionais (São Luís, Imperatriz e Açailândia, Pinheiro e Bacabal, Timon e Caxias, Codó, Matões do Norte, Presidente Dutra, Caxias, Santa Luzia do Paruá e Balsas).

Fonte: Assessoria

Tags: acessibilidade, Maranhão, mob, Programa Travessia, Saúde