Governador anuncia novos programas e ações estaduais e faz balanço de 100 dias de gestão

Concluir centenas de obras e ações em apenas 100 dias foi o primeiro desafio assumido pelo governador Carlos Brandão em seu segundo mandato como chefe do Poder Executivo maranhense. Na cesta de novos investimentos e políticas estaduais, obras de infraestrutura, equipamentos de saúde, novas escolas, investimentos em segurança, serviços de cidadania e dezenas de novos espaços públicos voltados para o lazer e o esporte. O resultado obtido em pouco mais de três meses à frente do Governo do Estado será apresentado no auditório Teresinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a partir das 9h.

“As pessoas querem melhorar a vida, as pessoas querem uma educação melhor, uma infraestrutura melhor e mais segurança. Queremos todas as áreas ainda melhores”, afirmou o governador, que entregará formalmente documento, com acesso em QR Code, à Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), apresentando todas as obras prontas no período.

A Solenidade de Apresentação dos Primeiros 100 Dias de Governo será marcado ainda pelo anúncio de novos programas estaduais e o lançamento de mais ações nos municípios, confirmando a determinação de Carlos Brandão de seguir caminhando próximo às prefeituras de todas as regiões do estado. 

“Trezentas obras e serviços em 100 dias de governo. Esse foi o compromisso que assumimos em 1º de janeiro de 2023, ao sermos reconduzidos ao Palácio dos Leões, em frente a toda população. Estamos cumprindo a meta, para mostrar à população do Maranhão que é possível fazer, basta querer”, comentou o govenador ao completar o desafio.

Entre as novidades, está o Programa Flanelinha Cidadão – Deixa Comigo.!, uma iniciativa inédita e voluntária coordenada pela primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, e que será desenvolvido com apoio de sua assessoria e de órgãos do Estado. Entre os objetivos, o programa vai desenvolver uma rede de apoio familiar e garantir educação de qualidade para guardadores ou guardadoras de carros que atuam no entorno do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado. 

Dois editais públicos serão lançados no evento para dinamizar a produção local. Um para seleção e contratação de associações e cooperativas (organizações fornecedoras) de laticínios (unidades de beneficiamento de leite e derivados), para a realização dos serviços de captação, beneficiamento e transporte de leite pasteurizado integral, oriundo da agricultura familiar, no âmbito do programa Alimenta Brasil, modalidade incentivo à produção e ao consumo de leite. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). 

O outro edital, coordenado pela Secretaria da Pesca e Aquicultura (SEPA), vai credenciar aquicultores e pescadores, visando futura contratação de pescados por parte do Estado do Maranhão, no bojo dos programas Mais Pescado e Mais Produção, ambos já em vigor. 

A programação prevê ainda a assinatura de acordos de intenção com municípios maranhenses para implantação de unidades do Instituto de Promoção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Viva/Procon), da Estação Tech e colégios militares, além do acordo de cooperação técnica para cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa.

 Por meio da parceria com as prefeituras, o Governo do Estado vai lançar nova etapa da implantação de Estações Tech em mais regiões do estado. O projeto, encabeçado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), disponibiliza ponto tecnológico composto por 10 computadores conectados à internet, impressora 3D, smart TV, para facilitar a difusão da cultura maker no Estado do Maranhão.

O governador fará também o anúncio da entrega de 105 escrituras de propriedade de terras adquiridas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF; e do Lançamento do programa Garantia Safra 2023/2024 no Maranhão, cujo objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Fonte: Assessoria Governo do Estado do Maranhão

Tags: 100 dias de governo, carlos brandão, Governador programas, Maranhão