Garanta sua vaga no curso de Libras Básico a distância

Devido a problemas de instabilidade no sistema acadêmico Tutor, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) reabriu, até 3 de agosto (quinta-feira), as inscrições para o Curso de Libras Básico, na modalidade a distância, que acontecerá no período de 4 de agosto a 15 de setembro. São somente 30 vagas disponíveis. As aulas acontecerão na plataforma EAD-ESMAM, com 60 horas de duração e certificação.

Atenção! Quem já se inscreveu anteriormente, deve realizar sua inscrição novamente. Demais interessados(as) terão agora nova oportunidade de participar da capacitação. 

Faça a sua inscrição AQUI

O curso é voltado para a capacitação e aprimoramento do corpo funcional do TJMA, principalmente dos profissionais que atuam no atendimento e recepção dos usuários dos serviços do Judiciário, a fim de promover acessibilidade às pessoas surdas que buscam a solução de conflitos pela via judicial.

A iniciativa atende ao disposto nas Resoluções nº 230/2016 e 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras normas que orientam sobre a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações da Convenção Internacional sobre as Pessoas com Deficiência e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A habilitação de servidores e servidoras intérpretes de Libras é promovida pela ESMAM desde 2009. Ao longo desse período, mais de 20 ações educacionais foram realizadas, capacitando mais de 600 profissionais, nos níveis Básico I e II.

SOCIOCULTURAL

De acordo com o conteúdo programático, o curso propõe a reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos, a partir da perspectiva sociocultural e linguística. O objetivo é levar os participantes a compreender Libras como uma língua natural, adquirir vocabulário básico geral e reconhecer a imagem do sujeito surdo e suas particularidades culturais e linguísticas, além de possibilitar oportunidades para a prática da linguagem de sinais e ampliação do conhecimento sobre os aspectos da cultura da comunidade surda.

Atuará como instrutora a professora Georgiana Castro dos Santos Lisbôa, vice- presidente da Associação de Intérprete e Guia Intérprete do Maranhão (AMATILS), pedagoga pós-graduada em Educação Especial, Técnicas de Tradução e Interpretação e Docência de Libras, com mais de 20 anos de experiência no ensino de Libras. 

HORÁRIO DAS AULAS AO VIVO

O curso é composto de seis módulos sequenciais, cujos conteúdos estarão disponíveis na plataforma EAD ESMAM e também nas aulas síncronas (ao vivo), nas quais é exigida a participação integral dos alunos e alunas, sendo essenciais para o bom aproveitamento dos conteúdos ministrados e a prática exigida na interpretação dos sinais e do contexto aplicado. 

As atividades on-line acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, conforme o cronograma abaixo:

MÓDULO I: 7/8, 9/8 e 11/8 

MÓDULO II: 14/8, 16/8 e 18/8 

MÓDULO III: 21/8, 23/8 e 25/8

MÓDULO IV: 28/8, 30/8 e 1º/9

MÓDULO V: 4/9, 6/9 e 8/9 

MÓDULO VI: 11/9, 13/9 e 15/9 

Tags: cuso de libras basicx, EAD, esmam, tjma