Frente parlamentar pede urgência na reforma de centros culturais

Após vistoria no Arquivo Público do Maranhão, a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) entrará com requerimento junto ao governo, para reforma do prédio. Segundo o deputado Carlos Lula, o documento deve sair nesta terça-feira (21), após sessão.

A inspeção realizada na última sexta-feira (17) constatou uma série de irregularidades no local. Foi constatado que os problemas vão desde a infraestrutura, como rachaduras e falta de ar condicionado nas salas, colocando os materiais da história do estado sob risco de perda. Além disso, os servidores relataram que faltam materiais para trabalhar e de mais mão de obra.

O Arquivo Público Maranhense guarda o maior acervo documental do estado. Vilma de Castro, gestora do museu, disse que o prédio está precisando de atenção do governo, ao considerar importante a preservação e a conservação de documentos históricos do Maranhão.

“Uma visita dessa, ela suscita em nós uma grande esperança de que nós tenhamos condições de manter preservado todo esse acervo para cumprir com a missão do arquivo, sendo justamente essa, não só de salvaguardar a memória, mas de trabalhar com toda essa documentação, de organizar, de manter acessível ao público”, relatou a gestora.

O deputado Carlos Lula, presidente da frente parlamentar, disse que o espaço pede uma reforma com urgência, para garantir que a história do Maranhão chegue às próximas gerações. Após a sessão dos parlamentares da próxima terça-feira (21), a comissão vai se reunir para determinar os próximos passos.

“Já falando com a Sinfra, eu tenho certeza de que o Governador Carlos Brandão vai ser sensível para fazer uma reforma urgente naquele espaço, como aqui também no Arquivo Público do Estado do Maranhão, aqui é nossa história, aqui é nossa memória, aqui tem documentos que não há em nenhum outro lugar. A gente não pode ter o risco de não ter um sistema de combate a incêndio, de ter uma inadequação, inclusive, de ar-condicionado, de acervo, de pessoal, de pessoas, para isso aqui funcionar com segurança, porque isso daqui é a nossa história. Então, a gente termina esse primeiro dia de visitação preocupado, mas com muita vontade de mudar essa realidade”, afirmou Carlos Lula.

Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura informou que as obras de reforma do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, estão previstas para serem iniciadas no próximo mês. Após a reforma, vão ser retomados os serviços oferecidos à comunidade.

Tags: Arquivo Público, Centros Culturais, São Luís