O Réveillon se aproxima! Com a chegada de um novo ano é tradição soltar fogos de artifícios para abrilhantar e trazer magia à noite e dar boas-vindas ao novo ano que se inicia. As luzes no céu têm uma beleza inconfundível e emocionam. Mas é preciso tomar cuidado durante o manuseio para que não ocorram acidentes.
Os danos causados pelos fogos de artifício podem ser irreversíveis; desde queimaduras, amputações de membros do corpo e até mesmo, perda da audição.
O Capitão do Corpo de Bombeiros do Maranhão, José Lisboa, destaca que o primeiro passo antes de soltar qualquer tipo de fogos de artifício é ler o manual de instruções e segui-lo corretamente.
“É importante ter a consciência que fogos são classificados como produtos perigosos, pois contém pólvora, que é um material explosivo. Por isso, é preciso seguir todas as orientações de segurança que são estampadas nas embalagens”, disse o Capitão Lisboa.
Evite soltar fogos próximo à rede de energia elétrica, a hospitais e locais de concentração de público.
E outra indicação é que os fogos que vêm acompanhados por uma base para apoiá-los, não devem ser segurados com as mãos no momento de acender e, também, devem ser soltos ao ar livre, na direção contrária das pessoas e longe de produtos inflamáveis e redes elétricas.
O capitão Lisboa ainda alerta para os perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas e os riscos de afogamento.
“Bebida, fogos e mar são combinações arriscadas. O indivíduo alcoolizado não combina com ambiente de água. Minha segunda orientação é para aqueles que desejam tomar banho, em relação a profundidade do mar, no escuro tudo ainda fica mais difícil. Então, não busquem a profundidade. E ‘supervisão’ é a palavra de ordem com as crianças”, finaliza o capitão. O serviço de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.
Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, o recomendado é que o local seja isolado, ligue imediatamente para emergência no 192 ou 193 para que a vítima receba os devidos cuidados e acione a Equatorial através da Central 116.
VEJA A LISTA COMPLETA DE ORIENTAÇÕES
– Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados pelo Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, pois estão liberados para comercialização dos respectivos produtos e sempre confira o certificado de garantia;
– Ler atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização;
– Manter caixas de fósforos ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;
– Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em locais abertos, atente para sua segurança e de outros e obedeça rigorosamente às instruções da embalagem;
– Evitar a ingestão de bebida alcoólica antes de manusear fogos de artifício;
– Para a queima de rojões, utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do corpo, bem como a projeção inclinada para uma área segura;
– Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo;
– Evitar acender bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança; não coloque o artefato em bolsos;
– Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário, procure imediatamente auxílio médico.
Tags: ano novo, corpo de bombeiros, fogos de artifício, Reveillón, segurança