Festejo da Nossa Senhora da Conceição reúne multidão de fiéis

A Arquidiocese de São Luís preparou uma programação extensa para celebrar o dia de Nossa Senhora da Conceição. O festejo começou na quinta-feira (07) com o ‘Show da Virada Mariana e convidados’, no Santuário de Nossa da Conceição, no Monte Castelo. As homenagens continuaram nesta sexta-feira (08), dia da santa, com oito missas ao longo do dia.

O Show ‘Virada Mariana’, na quinta-feira (07), lotou o santuário da Santa, no Monte Castelo. O público acompanhou a apresentação de artistas maranhenses e uma atração nacional, o cantor católico Thiago Brado, que trouxe a turnê ‘Meu Acampamento para São Luís’.

Show da Virada Mariana e Convidados lotou o santuário da Santa.

Na capital maranhense, além do Santuário da Conceição no Monte Castelo, as celebrações para homenagear Nossa Senhora da Conceição aconteceram nas paróquias dos bairros: Coroadinho e Anil.

No bairro do Anil, em São Luís, um  clima festivo em honra à Imaculada Conceição, sua padroeira, com um festejo repleto de atividades e eventos para os fiéis e moradores da comunidade, proporcionando momentos de devoção, cultura e solidariedade.

Em meio a multidão de devotos, dona Maria da Conceição, que foi batizada com o nome da santa, se emocionou a falar da sua devoção. “Tudo o que eu peço para Nossa Senhora, ela me atende. Nasci devota e amo participar e ajudar na elaboração do festejo”, disse emocionada.

O vigário Paroquial, Lázaro Nunes, destaca a importância do festejo. “Celebrar a data da imaculada é celebrar a nossa fé. Nossa Senhora tem vários títulos, mas apenas 4 dogmas : Maternidade Divina, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção”, relembra Lázaro Nunes.

Para encerrar o festejo, nesta sexta-feira (08), o arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, realizou uma missa na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís. Em  seguida, aconteceu uma grande Procissão pelas ruas da capital.

 

Festejo da Nossa Senhora da Conceição

O Festejo da Conceição é o maior evento de devoção mariana do estado, sendo celebrado durante 30 dias com vasta programação religiosa. Registros históricos apontam que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, foram iniciadas em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal.

Este ano, o tema do festejo em honra a Nossa Senhora da Conceição veio como tema: “Maria esperança nossa” e teve início no dia 8 de novembro. A programação recheada de momentos especiais também contou com Carreata, Romaria e a Novena da Conceição. A novena durou de 29 de novembro até o dia 8 de dezembro, celebrando a devoção à Virgem Maria sob o tema “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: festejo, igreja, nossa senhora da conceição