Farmácia Estadual está há sete meses sem medicação para tratamento de Fibrose Cística

O medicamento creon/pancreatina é essencial para pacientes que sofrem de distúrbios pancreáticos, como a fibrose cística e a pancreatite crônica, pois auxilia na digestão adequada de alimentos. Para muitos pacientes, este medicamento é a diferença entre uma vida saudável e complicações graves.

O medicamento era normalmente disponibilizado na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), no entanto, há quase cinco meses o fármaco não está sendo entregue aos pacientes. A ausência desse medicamento pode levar a complicações graves e até mesmo óbito.

Atualmente, uma segunda licitação está em andamento em caráter emergencial, visando garantir a reposição do estoque da FEME. No entanto, não há uma previsão para a conclusão desse processo, o que mantém os pacientes em suspense quanto ao acesso ao medicamento vital.

Uma embalagem contendo 30 cápsulas tem um valor médio de R$ 120 e dura aproximadamente uma semana. Essa despesa mensal pode ultrapassar os R$ 600.

Por meio de nota a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que realizou um processo de licitação para aquisição do medicamento, no entanto, nenhuma proposta foi selecionada. A SES acrescentou que, diante deste cenário, vai solicitar uma dispensa de licitação para efetuar a compra.

Tags: feme, fibrose cistica, Maranhão, medicamento