Famílias denunciam descaso na saúde pública de Paço do Lumiar

Descaso e desamparo é a sensação que familiares e pacientes que dependem de assistência médica em Paço do Lumiar sentem. Denúncias enviadas ao Difusora On revelam que pacientes que necessitam de dieta enteral estão há pelo menos 2 meses sem receber a alimentação e outros insumos da Secretaria Municipal.

A alimentação enteral é um método de alimentação utilizado para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes e elaborada para uso diretamente por sonda.

Segundo a contadora Thayze Pinheiro, a Secretaria Municipal de Paço do Lumiar está há dois meses sem fornecer a alimentação enteral e outros medicamentos.

“Meu padrasto Nelson Antônio passou a fazer uso da dieta enteral em setembro. Cadastrei ele no programa social, mas recebemos apenas uma vez”, relata ela.

Ainda segundo Thayze, em outubro foi fornecido o alimento, mas os equipamentos necessários para a aplicação nutricional não foram entregues. “A alimentação dura apenas uma semana, assim, quando foi novamente receber em novembro, já não tinha.”

Devido aos altos custos, para manter a dieta nutricional do padrasto, Thayze faz vaquinhas online com uma amiga, que também precisa dos insumos. Os custos desse tipo de dieta custam, aproximadamente, R$ 600 por mês.

Em janeiro, a Prefeitura assinou uma portaria ampliando a assistência à saúde para quem precisa de alimentação especial. No entanto, o serviço não está sendo executado e a população sofre com o silêncio municipal. 

O Difusora ON entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar para esclarecer as denúncias, mas até o momento não obtivemos resposta.

Tags: denúncia, Paço do Lumiar, Saúde