Escolas de Samba reclamam da falta de repasse da Prefeitura para o carnaval

“A realidade é que não sabemos como vai ser o carnaval de passarela deste ano. Não foi feito nem edital para saber o repasse de verbas para as agremiações”. O desabafo é de Josafar Ferreira, presidente LIESMA (Liga das Escolas de Samba e Agremiações Artísticas do Maranhão.

Enquanto a Prefeitura de São Luís anuncia atrações nacionais, com cachês altíssimos, os presidentes das escolas de samba vivem uma angústia pela falta de repasse de verbas da prefeitura para as agremiações.

“O repasse ainda não chegou para as escolas. O Governo do Estado disse que até o dia 26 deste mês vai chegar, mas a Prefeitura de São Luís não deu nenhum sinal, nem edital saiu ainda. A gente começa as atividades com os nossos apoiadores, mas não sabemos até quando vamos conseguir desenvolver nosso trabalho. E isso prejudica o desempenho de todas as escolas, na confecção de carros, alegorias e outros quesitos”, explicou Alex Santos, presidente da Favela do Samba.

Em meio a muita incerteza, as agremiações lamentam a demora no repasse dos valores e destacam que a desorganização municipal afeta diretamente o samba na avenida.

“Mesmo que a Prefeitura pague a gente, já estamos fora do prazo para se organizar, principalmente as escolas de samba. Uma escola de samba leva, em média, mil pessoas para a Avenida, além de quatro a cinco carros que precisam ser confeccionados”, disse Josafar.

A passarela do samba, essencial para a realização dos desfiles, começou a ser montada nesta semana. E a falta de comunicação da Prefeitura de São Luís aumenta a preocupação entre os líderes das escolas de samba.

“O que se sabe é que uma diária dessa passarela está em torno de R$400 mil. Agora, eu pergunto: se não tem dinheiro para pagar as brincadeiras, as escolas de samba, vai ter dinheiro para pagar a passarela? Tudo tem que ser por edital e documentado. A realidade é que não sabemos como vai ser o carnaval deste ano”, completa Josafar Ferreira.

Programação

A ordem dos desfiles das escolas de samba e blocos organizados do Carnaval de Passarela de São Luís já foi divulgada. Na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, os destaques serão os blocos do Grupo B, que trarão toda a sua energia para o desfile.

Já no sábado, dia 10, será a vez dos blocos do Grupo A encantarem o público com suas apresentações. As escolas de samba vãos desfilar no domingo, dia 11, e na segunda-feira, dia 12.

O Difusora On questionou a Prefeitura de São Luís sobre a situação, mas até agora não obteve retorno.

Tags: carnaval, cultura, Desfiles, escolas de samba, Liesma, Prefeitura de São Luís