O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será aplicado em 79 municípios maranhenses. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que 178.616 candidatos estão inscritos para fazerem as provas.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A quantidade é 7,7% maior que o total de maranhenses que se inscreveram para fazer as provas do Enem 2023, quando o Inep registrou 165.771 candidatos inscritos.
Cidades
Confira a relação das cidades maranhenses onde serão aplicadas as provas do Enem 2024:
Açailândia
Alcântara
Amarante do Maranhão
Anajatuba
Araioses
Arame
Arari
Bacabal
Bacuri
Balsas
Barão de Grajaú
Barra do Corda
Barreirinhas
Bequimão
Bom Jardim
Brejo
Buriti Bravo
Buriticupu
Carolina
Carutapera
Caxias
Chapadinha
Codó
Coelho Neto
Colinas
Coroatá
Cururupu
Dom Pedro
Esperantinópolis
Estreito
Formosa da Serra Negra
Governador Nunes Freire
Grajaú
Humberto de Campos
Icatu
Imperatriz
Itapecuru Mirim
Itinga do Maranhão
João Lisboa
Lago da Pedra
Maracaçumé
Matinha
Mirinzal
Montes Altos
Paço do Lumiar
Parnarama
Pedreiras
Penalva
Pindaré-Mirim
Pinheiro
Pio XII
Porto Franco
Presidente Dutra
Raposa
Rosário
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
Santa Rita
São Bento
São Bernardo
São Domingos do Maranhão
São João dos Patos
São José de Ribamar
São Luís
São Mateus do Maranhão
São Raimundo das Mangabeiras
São Vicente Ferrer
Timbiras
Timon
Tuntum
Turiaçu
Tutóia
Urbano Santos
Vargem Grande
Viana
Vitorino Freire
Zé Doca
O candidato já pode consultar o local de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição na página do participante do Enem, com login no portal único de serviços digitais do governo federal Gov.br.
Enem
Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio.
Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Podem ser utilizadas ainda no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.
O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep.
Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país.
Em dois dias, os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também devem redigir uma redação.