Na tarde desta segunda-feira (28), ocorreu um naufrágio no rio Bacanga, em São Luís. A embarcação afundou após ser arrastada pelas águas e colidir com a barragem. O proprietário do barco, identificado como Jackson Adriano Fonseca Diniz, se lançou no rio e conseguiu sobreviver nadando até a margem.
Devido à abertura do comportamento da barragem, a correnteza começou a arrastar a embarcação em direção à mesma.
Esse incidente foi testemunhado por moradores que estavam presentes na parte superior da barragem. Nas imagens capturadas, é visível o barqueiro tentando lançar uma corda da embarcação para a lateral da barragem, na tentativa de se salvar. No entanto, ele não consegue realizar o resgate e, por fim, é obrigado a se jogar na água, já próximo ao comportamento.
Por meio de nota a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que a área em questão trata-se de local marcado e sinalizado como área de segurança, tendo, inclusive, nos períodos que precedem a operação de abertura e fechamento das comportas, sinalização sonora com emissão de cinco avisos em forma de sirene, audíveis em qualquer local nas proximidades da barragem.
Existe nas proximidades do mar a utilização da encosta como área de embarque e desembarque dos pescadores, cujo ancoramento dos barcos é feito, na maioria das vezes, de forma irregular. A Sinfra, com o apoio das autoridades competentes, tem tentado notificar e orientar os usuários, geralmente pescadores, da necessidade de atenção naquela área.
No acidente de registrado na segunda-feira (28) houve apenas prejuízos materiais.
A Sinfra está trabalhando no levantamento e verificação de eventuais danos que o barco possa ter causado à comporta.
Tags: barragem, corpo de bombeiros, rio bacanga, Sinfra