Fios baixos ou soltos podem representar perigos para veículos altos, como ônibus e caminhões, e podendo causar acidentes graves. Na noite da última quarta-feira (30), um caminhão derrubou dois postes da rede elétrica no bairro Renascença, em São Luís. Equipes de manutenção foram enviadas para restabelecer o fornecimento de energia na região e realizar a substituição dos postes danificados.
Nas cidades do Maranhão, um cenário que tem se tornado cada vez mais comum é o emaranhado de fios elétricos e de telecomunicações que se entrelaçam nos postes das ruas. Esse emaranhado de cabos representa não apenas um problema estético, mas também uma ameaça silenciosa à segurança da população.
O Brasil tem atualmente, segundo estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em torno de 47 milhões de postes e, destes, cerca de 10 milhões estariam em situação crítica. Abarrotados de fios e outros cabos, energizados e uma parte deles inclusive clandestinos, presos precariamente e cenário de rompimentos constantes, mais do que poluição visual eles representam risco permanente para pedestres e ocupantes de veículos.
Na tarde da última quarta-feira (30), um poste de energia elétrica caiu na Rua Montanha Russa, no Centro de São Luís, e atingiu um carro de passeio que estava estacionado na via. No momento do acidente, não havia ninguém no veículo e não houve registro de feridos.
O excesso de peso devido à quantidade de fios pode enfraquecer os postes, aumentando o risco de quedas que podem resultar em ferimentos graves ou morte.
Tags: emaranhados de fios, Maranhão, População, postes