Eclipse solar anular poderá ser visto em todo o Maranhão

Um eclipse solar anular será visível em todos os estados do Norte e Nordeste, no próximo sábado (14). O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, cobrindo o disco solar total, deixando apenas um “anel de fogo” ou parcialmente. 

Em São Luís e todos os municípios do estado poderão ver o fenômeno. No entanto, na capital maranhense, que atingirá cerca de 80% de sombra, será montado um observatório na Praça Maria Aragão. Nesse local, serão distribuídas lentes especiais para olhar diretamente para o sol, pois sem proteção há risco de danos à visão.

As cidades que mais contempladas pelo fenômeno serão aquelas que estão no centro da faixa de visibilidade do “anel de fogo”, ou seja, as cidades onde será possível ver o anel completo do eclipse anular.

O município de São Pedro dos Crentes, será a cidade com a melhor localização para ver o fenômeno no Maranhão. A visibilidade será de 100%, ou seja, a sombra da lua sobre o sol deixará a sensação do dia ter virado noite.

O eclipse solar anular acontece no dia 14 de outubro, previsto para começar às 15h14 e atinge seu máximo previsto para ocorrer às 16h51.

Eclipse solar anular

Acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total. No Brasil, o último evento desse porte aconteceu em setembro de 2006, com visualização em áreas do extremo norte do Amapá.

Tags: eclipse, Maranhão, solar