Doação de leite materno cai 15% no Maranhão; Veja como doar

Os bancos de leite humano do Maranhão estão com os níveis de estoque baixos e necessitam de doações. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, houve 15% de queda no número de novas doadoras. Essa redução ameaça os bebês prematuros e aqueles que precisam do recurso para a sobrevivência.

Atualmente, a rede pública de saúde opera com quatro bancos de leite, sendo dois em São Luís, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) e no Hospital Infantil Juvêncio Mattos, uma unidade em Caxias e outra na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI).

Nessas unidades foram coletados 2.106 litros de leite materno em 2023, uma média mensal de 175 litros nesses quatro bancos. O leite coletado passa por processo de pasteurização antes de ser distribuído, atendendo especialmente aos bebês internados em UTIs Neonatais cujas mães não podem amamentar por razões médicas ou emocionais.

Ludmylla Castro, 21 anos, autônoma, começou a doar no dia 14 de novembro de 2023, quando a filha tinha apenas quatro meses. Ainda uma doadora frequente, Ludmylla relata os benefícios da ação. “As meninas do banco de leite são super gentis, e doar me ajudava muito. Eu fico feliz pois alivia o peso das mamas e ainda alimenta várias crianças que precisam”, esclareceu.

Para doar, basta ir até um dos bancos de leite ou solicitar uma visita domiciliar por meio dos seguintes contatos:

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão: 98 99213-6886 (Whatsapp)
Materno Infantil de Imperatriz: 99 3525-4518 (Whatsapp)
Banco de Leite HU-UFMA: 98 99163-6833 (Whatsapp)
Maternidade Carmosina Coutinho (Caxias): 99 99902-8885 (Whatsapp)

Tags: banco de leite, Maranhão, Saúde