Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado no Parque do Rangedor

Uma programação especial no Parque Parque Estadual do Sítio Rangedor, em São Luís, com direito a shows, brincadeiras e lanches, marcou as celebrações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data comemorada mundialmente neste domingo (3).

A ação faz parte do Diversão no Parque Acessível, iniciativa realizada pelo Governo do Maranhão, por meio de um projeto maior, o Acessibilidade para todos, que contou com atividades voltadas à inclusão e à acessibilidade entre os dias 1º e 3 de dezembro.

Com o propósito de incluir e acolher, o Diversão no Parque Acessível contou com estrutura e atividades destinadas ao lazer de pessoas com deficiência. O governador Carlos Brandão, participou da ação ao lado da primeira-dama, Larissa Brandão.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da resolução nº 47/3 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992.

Para a representante do Fórum Estadual das Pessoas com Deficiência, a pedagoga Deline Cutrim, o momento é de lazer e de reflexão sobre os direitos que devem ser garantidos às pessoas com deficiência.

“O dia 3 é um dia de reflexão, de analisar os avanços e os desafios para que a pessoa com deficiência tenha mais direitos. Hoje é um dia de lazer, mostrando que a gente pode também ter todo o tipo de lazer. A pessoa com deficiência tem que estar em todos os locais. Queremos todos os direitos, direito de brincar e de curtir. A gente é maranhense e tem direito à igualdade, ao respeito e à liberdade de ir e vir no nosso estado e na nossa cidade”, pontuou Deline Cutrim.

Tags: acessibilidade, pessoa com deficiência, Sítio Rangedor