Nesta quinta-feira (2), dia de Finados, considerado como feriado nacional, órgãos públicos, comércios e shoppings de São Luís terão alteração no horário de funcionamento, para garantir benefícios e compensações justas aos trabalhadores que prestam serviço neste dia.

Bancos

De acordo com informações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público, no feriado. As atividades dos bancos retornam normalmente na sexta-feira, 03 de novembro.

Tanto no sábado (04/11) quanto no domingo (05/11), as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes para a realização de transferências e pagamento de contas.

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) podem optar por funcionar normalmente, das 8h às 18h.

Funcionamento Público Estadual e Municipal

Na última semana de Outubro, foi divulgado pelo governo do estado e pela prefeitura de São Luís que nesta quinta-feira (2) não haverá expediente nas repartições públicas estaduais e municipais do Maranhão. E reforçaram ainda que na sexta-feira (3), será ponto facultativo, em razão da transferência do feriado do Dia do Servidor. Serviços essenciais à população seguem mantidos. O funcionamento das repartições públicas retorna à normalidade na segunda-feira (6).

Shoppings

Shopping da Ilha
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Praça de alimentação: 12h às 22h
Supermercados: 9h às 22h

Tropical Shopping: O shopping que fica situado na capital maranhense não funcionará durante o feriado do Dia de Finados.

Shopping Rio Anil
Lojas e quiosques: 10h às 22h
Lotérica: fechada
Praça de Alimentação: 10h às 22h
Banco: fechado
Cartório: fechado

Pátio Norte Shopping

Lojas e quiosques: 10h às 22h
Bistrô e Boteco: 11h às 23h
Praça de Alimentação: 10h às 22h
Supermercado: 09h às 22h
Clínicas, academias e órgãos públicos: fechados

Benefícios para os Trabalhadores

Os trabalhadores que prestarem serviço no Dia de Finados receberão benefícios e compensações adicionais, como forma de reconhecimento pelo trabalho em um feriado. As regras incluem:

Trabalho Extraordinário com Adicional: Os empregados que forem convocados para trabalhar no Dia de Finados receberão um adicional de 100% sobre o valor da hora normal de trabalho. Isso significa que, além do pagamento regular, eles receberão um valor igual ao que já ganham por hora de trabalho como bônus.

Gratificação: Além do adicional, os empregados convocados para o trabalho no feriado receberão uma gratificação de R$ 40. Esse valor é uma compensação extra para aqueles que estão disponíveis para atender os clientes neste dia especial.

Recolhimento para o Sindcomerciários: Como parte das regras, será feito um recolhimento de R$ 10 para o Sindcomerciários, o sindicato que representa os trabalhadores do comércio. Esse valor contribui para o financiamento de atividades e benefícios oferecidos aos membros do sindicato.

Tags: feriado, finados, Maranhão