Dia da Consciência Negra: Celebração e fortalecimento da Cultura Afro no Maranhão

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), o Portal Difusora News entrevistou artistas locais que produzem e representam a cultura afro-brasileira no Maranhão.

Instituída oficialmente em 2003, por meio da Lei nº 10.639/03, a data simboliza a resistência, a luta pela liberdade e a defesa dos direitos da população negra no Brasil.

📲Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.

Para Rosa Reis, cantora, compositora, dançarina e produtora cultural, seu trabalho é sinônimo de resistência e afeto.

A artista, que há mais de 35 anos se dedica à música e às tradições populares do Maranhão, ressalta a importância do que faz:

“O meu trabalho é de resistência e amor. Busco alcançar meus irmãos e transmitir essa história de vida, para que se reconheçam em mim, percebam sua importância e se sintam valorizados.”

Rosa enfatiza que seu objetivo é fortalecer a autoestima da comunidade negra e incentivá-la a lutar diariamente contra a violência e o preconceito:

“A minha arma é o meu canto. Meu trabalho é conscientizar, mostrando que somos importantes, construímos este país e moldamos a diversidade cultural que temos hoje”, ressalta a cantora.

Cinema negro como expressão de pertencimento

Lucas Barbosa, documentarista, historiador e fotógrafo, enxerga a arte, especialmente o cinema negro, como uma forma de resistência e pertencimento.

“O cinema negro tem uma força. Toda vez que finalizo um filme ou edito uma foto sobre as manifestações culturais do Maranhão, sinto-me representado.”

Uma de suas produções, intitulada Travessa da Socorro, homenageia a história de Socorro Soeiro, uma mulher negra de 90 anos residente no município de Viana. O documentário explora o legado da matriarca em um contexto social e religioso:

“Mostramos a história de uma mulher negra que viveu tantas alegrias e desafios. Ver ela sendo homenageada em vida é como reconhecer todos os seus esforços,” destaca Lucas.

Programação especial para o Dia da Consciência Negra

Nesta quarta-feira (20), diversas atividades celebram o feriado em São Luís, com destaque para o Desfile de Moda Maranhão Ancestral, que acontece às 17h30, na Produtora Novo Quilombo, no bairro Liberdade.

Outro evento de destaque é o Festival Zumbi Vive, na Praça Deodoro, que traz apresentações de artistas como Joãozinho Ribeiro, Rosa Reis, Mano Magrão, Bloco Afro Akomabu, Tambor de Crioula Filhas de São Benedito, e a cantora Ruani, que expressa em sua música as vivências das religiões de matriz africana.

Além de uma discotecagem especial do DJ Pedro Dreadlook, com um set que celebra as conexões entre África e Brasil.

Já na próxima sexta-feira (22), ocorre o Festival Negritude, realizado na Praça das Mercês, a partir das 17h30. Entre as atrações estão Mart’nália, Maya Black, Bloco Afro Aiyê Amadê, Samba de Terreiro, DJ Agnaldo, Gabriel Oshoock e Chico Chinês.

Tags: Cinema Negro, Dia da Consciência Negra feriado nacional, Festival, luta histórica dos negros, Maranhão, São Luís