Cratera de 70 metros se abre após fortes chuvas em Buriticupu

Um fenômeno conhecido como “voçoroca” vem preocupando moradores do município de Buriticupu e autoridades. Com as fortes chuvas que caem em todo o estado, enormes crateras se formaram, forçando a saída de moradores do local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nas últimas semanas cerca de 27 famílias precisaram ser retiradas das áreas de risco e agora estão morando em abrigos e recebendo aluguel social. O maior medo está no perigo de que casas sejam “engolidas” pelos abismos, como já aconteceu no passado.

No dia 19 de março, 36 pessoas foram resgatadas na região Buriticupu, e também Santa Luzia, com a ajuda de helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA). Ao menos cinco vilas, nos dois municípios, que ficam localizadas em uma área de vale, foram atingidas por lama de deslizamentos. Segundo o CTA, uma base de apoio às equipes de buscas foi montada no povoado Faísa, em Buriticupu.

Já último domingo (26), a Defesa Civil Nacional esteve na cidade para mapeamento e elaboração de estudos técnicos e relatórios das áreas atingidas pelas erosões e das estradas cortadas pelas fortes chuvas. A Prefeitura de Buriticupu ainda busca mais recursos que ajudem a conter o avanço das erosões e a evacuar as famílias dos locais de risco.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Ministério das Comunicações também estiveram no Maranhão para prestar apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Tags: Buriticupu, cratera, Maranhão