O Corpo de Bombeiros alerta para atenção e cuidados redobrados, por conta de onda de calor, considerado extremo, que atinge todo o país. A informação foi divulgada esta semana, pelo MetSul Meteorologia, um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A principal responsável por esta onda de calor extremo, é uma bolha de ar quente que atua entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, e ocorre durante a transição entre o inverno e a primavera. A previsão é que se mantenha nos próximos dias, com valores históricos de temperatura máxima – bem acima dos 40 graus – nas cinco regiões do país.

No Maranhão, a associação do cenário de estiagem, intensificado pelo fenômeno El- Nino, a baixa umidade, e agora, a onda de calor, a expectativa é de altas temperaturas para quase todo o Estado.

Os bombeiros orientam ingerir bastante líquidos; evitar longa exposição ao sol e se for o caso, utilizar sombrinhas; usar roupas folgadas, leves e, se possível, com proteção UVA/UVB.

Paralelamente, a Corporação alerta para cuidados com atos que possam causar queimadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta as temperaturas altas e o aumento da probabilidade de incêndios na vegetação. Portanto, não queime lixo doméstico, entulhos ou folhas secas; não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas em acostamentos de rodovias ou área de matas, pastagens e plantação. Fazer aceiros (faixas de terra que evitam passagem do fogo para a vegetação).

Tags: calor extremo, corpo de bombeiros, fenomeno El-Nino, Inmet, meteorologia