Passa a valer nesta segunda-feira (28) o reajuste de 10,79% na tarifa residencial de energia elétrica do Maranhão. Na última terça-feira (22), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S.A. (Equatorial Maranhão).

Para os consumidores de baixa tensão, como casas, comércios e propriedades rurais, o aumento médio será de 11,09%. Já para os de alta tensão, o efeito médio será de 9,60%. No geral, o reajuste médio será de 10,85%.

Segundo a ANEEL, os fatores que mais impactaram nos índices foram a retirada dos componentes financeiros anteriores, os encargos setoriais e os custos com compra e transmissão de energia elétrica.

Executivos da Equatorial Energia explicaram que no Reajuste Tarifário Anual são estabelecidas as tarifas corrigidas pela inflação observada no período sobre o custo da prestação do serviço. Além dos ajustes dos custos vinculados à geração, transmissão de energia e encargos setoriais. O reajuste por grupo ficou da seguinte forma: efeito médio (10,88%), alta tensão (9,60%), baixa tensão (11,09%) e residencial B1 (10,79%).

Fonte: ANEEL e FIEMA

Tags: aqgencia nacional de energia eletrica, conta de energia, equatorial maranhao, Maranhão, São Luís