Com programação de quinta a domingo, Arraial do Ceprama inicia atividades

Já começou a programação oficial do Arraial no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama). Com diversas atrações culturais carregadas de diversão e emoção, totalmente aberta ao público e gratuita.

O local, já conhecido por possuir muitas intervenções decorativas juninas, conta com programação no período de 8 a 18 de junho (de quinta-feira a domingo), iniciando sempre às 18h. E além da celebração junina, os artesãos maranhenses tem um espaço exclusivo na festa para comercializar seus produtos com a temática do São João.

O Arraial no Ceprama é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), e visa fomentar o turismo, promovendo as riquezas da cultura popular maranhense.

Os artesanatos expostos no Arraial do Ceprama são ligados ao tema junino, contendo bordados, fitas, adereços e peças pequenas da palha de buriti, produzidos a partir das matérias primas, da madeira, palha do buriti, sementes, penas, miçangas e canutilhos, gerando renda para a comunidade de artesãos.

No domingo (11) às 18h tem Tambor de Crioula “Mestre Felipe”, às 19H tem Cacuriá da “Basson”. Em seguida, às 20H, tem “Companhia Guarnicê”; às 21H tem Bumba meu Boi da Santa Fé; às 22H tem o show do Erick Andrade, às 23H tem Bumba meu Boi de Nina Rodrigues e à meia noite tem o batalhão pesado do Bumba meu Boi da “Maioba”, última atração da programação, que apresentará novas toadas gravadas especialmente para o ano de 2023.

A programação completa pode ser acessada por meio do aplicativo “São João do Maranhão”, em que o usuário, além de ter acesso à programação completa dos arraiais, também tem informações sobre a rede hoteleira, restaurantes, belezas naturais e a cultura do estado. O aplicativo está disponível para download para aparelhos Android e IOS.

No dia 28 de junho, dia de São Pedro, o Ceprama entrará no circuito do cortejo, com parada para duas apresentações juninas, resgatando o Cortejo Ceprama/ Capela de São Pedro. Com participação de grandes grupos de bumba meu boi saindo do largo do Caroçudo, que irão até o Ceprama, para então seguir rumo à grande e tradicional Capela de São Pedro (Madre Deus).

Fonte: Ascom/MA

Tags: cultura, Economia, Maranhão, São Luís