Com água parada, construção abandonada vira criadouro do mosquito da dengue

A água parada de uma cisterna abandonada no condomínio Portal da Cidade, localizado no bairro Outeiro da Cruz em São Luís, está servindo de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Os moradores do condomínio entraram em contato com o Portal Difusora News e relataram a situação. Segundo um morador, a antiga administração do condomínio iniciou a construção da cisterna em setembro, mas a obra nunca foi concluída. Ele ressaltou que com o acúmulo da água da chuva, a cisterna está cheia de larvas do mosquito Aedes aegypti, o que representa um perigo não só para ele, mas também para a sociedade em geral.

“A consequência disso é que todos corremos risco de vida por contaminação da dengue.”

O morador também pediu que a prefeitura de São Luís faça uma fiscalização e aplique larvicida para combater o mosquito, evitando sua disseminação para outros locais e consequente contaminação de mais pessoas.

“Não esperamos muita coisa das autoridades, a culpa de todo esse problema foi da administração antiga que renunciou e deixou tudo abandonado. Precisamos só que a prefeitura venha e aplique o larvicida.”

Assista a seguir vídeo gravado por moradores do condomínio Portal da Cidade. Na gravação, é possível ver um volume considerável de água barrenta acumulada na cisterna. Quando o morador aproxima a câmera da água, também é possível notar muitos pontinhos, que podem ser larvas do mosquito Aedes aegypti.

O Portal Difusora ON entrou em contanto com a Prefeitura de São Luís e solicitou esclarecimentos sobre o funcionamento da fiscalização de pontos de foco do mosquito Aedes aegypti. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que enviará uma equipe da Coordenação de Controle às Arboviroses, até a sexta-feira(15), para vistoriar o local.

A Semus disse ainda que são desenvolvidas, de forma contínua, ações de combate às doenças causadas pelo Aedes Aegypti, tais como: visitas domiciliares pelas equipes de agentes de endemias para tratamento de possíveis criadouros e orientação da população; inspeção das áreas de risco; nebulização dos bairros e levantamento das áreas com maior índice de criadouros do mosquito.

Dengue em São Luís

De acordo com o último Informe Semanal divulgado pelo Governo do Maranhão até o dia 2 de março, 163 pessoas já foram contaminadas pela mosquito da dengue em São Luís e 259 pessoas estão sob suspeita de dengue. Em São Luís, no último dia 22, um bebê de 10 meses de idade perdeu a vida após ser contaminado pelo mosquito Aedes aegypti.

Vacinação

A vacinação para a proteção contra o mosquito Aedes aegypti está sendo administrada nas Unidades Básicas de Saúde de São Luís. Para informações sobre público-alvo, local e horário, clique aqui.

Tags: dengue, denuncia