Moradores de Chapadinha, cidade do interior do Maranhão, foram surpreendidos na noite deste sábado (16) com uma forte chuva acompanhada de ventanias e até granizo. A queda das pequenas pedras de gelo chamou tanta atenção que algumas pessoas registraram o momento do fenômeno atmosférico (veja no vídeo).

Além de Chapadinha, outras cidades do Maranhão também foram atingidas por fortes ventos e chuva. Em Pindaré-Mirim, embarcações afundaram após forte ventania.

Segundo a meteorologista da Climatempo, Carine Gama, explicou que o fenômeno é mais comum do que se imagina e acontece devido à formação de uma nuvem chamada cumulonimbus.

“Em temperaturas altas, o ar quente faz com que mais água evapore da superfície terrestre. É a partir dessa umidade, que sobe e chega a temperaturas baixíssimas nas cumulonimbus, que as pedras de gelo são formadas. Por isso, esse fenômeno é comum após dias bem quentes”, disse.

Inclusive, meteorologistas têm alertando que as mudanças climáticas estão alterando os padrões de eventos como esses, tornando-os mais recorrentes e fortes.

Tags: chapadinha, granizo, Pindaré-Mirim