Cerca de 25 hidrômetros foram furtados desde o início de 2024 em Caxias

Em Caxias (MA), pelo menos 25 hidrômetros foram furtados nos primeiros três meses deste ano. A prática tem provocado prejuízos como vazamentos, falta d’água e custos financeiros.

Moradores do residencial Vila Paraíso, do Centro, do Teso Duro, da Vila São José e do residencial Eugênio Coutinho, relatam que os crimes geralmente são cometidos pela madrugada ou em casas fechadas por muito tempo, e nunca são perceptíveis num primeiro momento.

“Quando fui procurar o hidrômetro, já não tinha mais. Furtaram o meu hidrômetro e os dos vizinhos também”, disse Francisco Sena.

Segundo o delegado Leonan Fonseca Casimiro, os criminosos tentam lucrar com a venda do cobre, material que reveste o equipamento.

“Geralmente, são moradores de ruas ou usuários de drogas que roubam esses equipamentos para venderem o cobre. A Polícia Civil está fazendo um levantamento para tentar localizar quem recebe, a pessoa que está comprando esse material”, disse o delegado Casimiro.

Para tentar coibir o furto de hidrômetros, o SAAE tem investido na aquisição de novos equipamentos, totalmente de plástico, que já estão sendo instalados nas residências. Durante o ano passado, foram registrados 146 casos, principalmente no residencial Vila Paraíso, Campo de Belém e Ponte.

Hidrômetro de plástico

Tags: Caxias, Falta d'água, Hidrômetro, roubo