PF apreende material de abuso infantil

A Polícia Federal do Maranhão cumpriu um mandado de busca e apreensão e encontrou provas na residência de homem investigado pelos crimes relacionados ao armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil.

“As mídias e equipamentos apreendidos serão encaminhados à perícia criminal federal visando identificar outras pessoas envolvida, bem como fatos ainda desconhecidos das investigações”, explicou o Departamento de Polícia Federal de Caxias.

A operação chamada de Conteúdo Proibido V investiga crimes cometidos em cidades do Maranhão e foi deflagrada na cidade de José de Freitas no estado do Piauí, onde mora atualmente o investigado.

O nome da operação é referente ao tráfego de conteúdo envolvendo cenas sexuais de crianças e adolescentes por meio da rede mundial de computadores. Esse tipo de conduta é proibida pelas leis brasileiras e os investigados poderão responder por infringir as leis dos Arts. 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Se confirmado a hipótese criminal os investigados poderão responder por crime, que se somadas, as penas podem chegar há 10 anos de prisão”, pontuou o porta-voz.

As investigações foram conduzidas e operacionalizadas pela Polícia Federal em Caxias no estado do Maranhão. Foram utilizadas ferramentas tecnológicas, além de diversos meios de obtenção de provas. Diante disso, foi possível rastrear a atuação dos investigados.

A Polícia Federal pediu que a sociedade fique de olhos abertos a esse tipo de crime e que é fundamental denunciar a prática. As autoridades destacaram ainda que as crianças e adolescentes que são vítimas desses crimes podem sofrer danos psicológicos irreversíveis.

“É necessário que a sociedade comunique toda e qualquer forma de abusos cometidos contra crianças e adolescentes. Esse tipo de crime é tratado com prioridade pela Polícia Federal principalmente visando resgatar vítimas vulneráveis e punir os criminosos”, concluiu a Polícia Federal de Caxias.

O número para denúncia crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes é o 190 e o 181. A Polícia Federal garante o anonimato do denunciante.

Veja o vídeo da busca e apreensão:

Tags: abuso sexual infantil, exploração sexual infantil, Maranhão, policia federal