Casarões passarão por vistorias em São Luís

Os casarões e os prédios históricos do centro de São Luís passarão novamente por vistorias ao longo do ano de 2024. A segunda etapa das vistorias deste ano, tiveram início nesta segunda-feira, dia 18, e é comandada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Na primeira etapa, que compreendeu os meses de janeiro a março, cerca de 80 imóveis foram mapeados.

As vistorias fazem parte de uma ação denominada: “Operação para Classificação dos Riscos das Edificações no Sítio Histórico de São Luís”. Essa operação é realizada de tempos em tempos, porém, durante o período de chuvas intensas, a missão ganha mais atenção devido ao risco de desabamentos.

“É um trabalho realizado periodicamente e reforçamos na temporada de chuvas, quando os riscos se tornam maiores. O foco desta operação é garantir a segurança e preservação deste patrimônio histórico e apontar os pontos vulneráveis a riscos estruturais para que os órgãos de competência possam tomar as medias necessárias,” – destacou o tenente-coronel José Lisboa, que coordena a operação.

Os casarões e prédios localizados nas ruas da Palma e da Estrela estão em situação de risco e as equipes da Defesa Civil priorizaram essas duas áreas na operação de hoje. De acordo com o órgão, as irregularidades serão incluídas em um relatório e notificadas para que os imóveis sejam corrigidos. 

A Defesa Civil realizou nos casarões e prédios inspeção estrutural para identificação de pontos de fragilidade e avalição de risco de incêndio. No ano de 2023 foram vistoriados 261 imóveis e 75 casarões e prédios apresentaram risco de desabamento ou de incêndio. Segundo a Defesa Civil, a expectativa é que no ano de 2024, 500 casarões e prédios sejam inspecionados. 

Chuvas no Maranhão

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu na manhã desta segunda-feira novos avisos para chuvas intensas no Maranhão. O estado está classificado na categoria laranja, o que indica uma alerta de perigo. Segundo o Inmet, inicialmente, o aviso de alerta de perigo está em vigor até a terça-feira, dia 19, às 10 horas.

O Inmet alertou os maranhenses para o risco de chuvas que podem chegar aos 100mm/h e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Além disso, o Inmet alertou para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta de chuvas intensas no Maranhão – Foto: Inmet

Tags: casarões, centro histórico, chuvas, Maranhão, reviver, São Luís