Carreta da Mulher Maranhense registra mais de 5 mil atendimentos em março

Em alusão ao mês da mulher, o Governo do Maranhão promoveu a campanha “Março Mulher: Igualdade, Respeito e Liberdade”. Como parte da programação, a Carreta da Mulher Maranhense percorreu municípios da Grande São Luís, realizando ações de saúde preventiva. Foram registrados mais de 5 mil atendimentos, entre os dias 6 a 31 de março.

As ações, promovidas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), ofertaram diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, exames preventivos de câncer de mama e colo do útero, palestras e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, testes rápidos, medição de pressão arterial e de glicemia.

A Carreta da Mulher esteve em 13 bairros e comunidades: Cohafuma, Altos do Calhau, Vila Isabel Cafeteira, Jardim das Mercês, Cruzeiro de Santa Bárbara, Pedrinhas, São Francisco, Novo Angelim, Cidade Olímpica, Monte Castelo, Coroadinho, Centro Histórico e Maiobão.

A secretária da Mulher, Abigail Cunha, destacou a atuação da Carreta neste mês tão importante. “Com a itinerância, levamos serviços de prevenção para a saúde feminina, atingindo o maior número de mulheres possíveis na Grande Ilha. Motivo de muito orgulho o quantitativo alcançado. E em breve, queremos atingir mais municípios”, afirmou.

A coordenadora da Carreta da Mulher Maranhense, Carol Arruda, ressaltou a importância da unidade móvel levar serviços de saúde pública às comunidades. “O diagnóstico precoce é muito importante para prevenir doenças como câncer de colo de útero e da mama; por isso, neste mês da mulher, estivemos levando serviços de saúde preventiva em diversos bairros da Grande Ilha, para que mais mulheres possam cuidar da saúde”, pontuou.

A dona de casa Terezinha de Jesus, do bairro da Cohab, em São Luís, foi uma das beneficiadas com os atendimentos. “Muitas de nós não temos condições de pagar por estes exames e serviços, então é muito importante que a Carreta da Mulher ofereça atendimento nos bairros”, observou.

Moradora da Cidade Operária, um dos bairros impactados pela Carreta, Fátima Cunha Torres elogiou a atuação itinerante. “A Carreta da Mulher é muito importante para nós, mulheres, fazermos nossos exames com comodidade. É um atendimento que facilita o acesso ao SUS, e a prevenção do câncer não espera. O trabalho da Carreta está trazendo a saúde até nós”, declarou.

Março Mulher: Igualdade, Respeito e Liberdade

A campanha “Março Mulher: Igualdade, Respeito e Liberdade” teve como objetivo colocar as maranhenses e suas necessidades no centro do debate público, durante todo o mês de março, com a ampliação de serviços, escutas com diversas representações femininas e movimentos de mulheres de todo estado, palestras, seminários, além de acesso a serviços e benefícios.

O intuito foi articular e mobilizar agendas coletivas junto a movimentos de mulheres, sociedade civil organizada e organismos municipais de políticas para as mulheres, visando o fortalecimento e a valorização do protagonismo feminino em todo o estado.

Itinerância

A Carreta da Mulher atua, de maneira itinerante, nos bairros e municípios do Maranhão. Os atendimentos são realizados com apresentação da carteira de identidade, comprovante de residência e o Cartão do SUS.

Para ser beneficiada com atendimento de mamografia, a mulher tem que ter idade entre 40 e 69 anos. Em caso de pacientes fora dessa faixa etária, deve-se pedir solicitação médica, que será avaliada previamente pela equipe.

Fonte: Assessoria Governo do Estado do Maranhão

Tags: atendimentos, Carreta da Mulher, Maranhão, Saúde