Câncer: previsão de novos casos no Maranhão supera os 36 mil até 2025

O mais recente levantamento das tendências de evolução dos tipos de câncer no Brasil, realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) – do Ministério da Saúde – indica um cenário preocupante de novos casos da doença para os próximos três anos.

A pesquisa Estimativa 2023 – Incidência do Câncer no Brasil aponta que 36 mil novos casos sejam notificados nos próximos três anos.

O câncer de próstata deve representar 38,1% dos tipos identificados na população masculina do Nordeste brasileiro. Já o câncer de mama deve chegar a 28,1% entre a população feminina nordestina.

No Maranhão, a taxa de incidência do câncer de próstata deve alcançar a taxa de 56,47 a cada 100 mil homens. Ainda no estado, o câncer de mama deve chegar à taxa de 28,7 – a cada 100 mil mulheres – dentre todos os tipos de câncer.

O documento também apresenta a estimativa – a nível de Brasil – de 704 mil novos casos anuais, entre 2023 e 2025. O tumor maligno mais incidente é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

O cálculo para estabelecer as estimativas é analisado a partir dos casos novos, vindos dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), bem como no número de óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). O estudo revela as regiões brasileiras mais afetadas e os tipos associados.

Autocuidado e prevenção

Os bons hábitos auxiliam na redução dos riscos de desenvolvimento do câncer. A prática de atividades físicas, a boa alimentação, os cuidados diários e o acompanhamento médico fazem parte desse processo.

Confira algumas dicas para prevenir o câncer:

-Não fumar;

-Adotar uma alimentação saudável;

-Manter o peso corporal adequado;

-Praticar atividades físicas;

-Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

-Evitar o consumo de carne processada;

-Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Tags: câncer, Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, SES