Campanha Vacina Para Todos nas escolas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Educação (Seduc), intensificou as ações de imunizações contra Influenza e Covid-19 nas escolas. Nesta terça-feira (09), a comunidade escolar do Centro de Ensino Maria José Aragão, localizado no bairro da Cidade Operária, participou da ação de imunização.

O Centro de Ensino Maria José Aragão possui cerca de 800 matriculados na instituição de ensino, distribuídos em dois turnos. “É importante vacinar para não pegar essas doenças como a gripe e a Covid, de uma forma mais forte. Eu não quero morrer”, disse o estudante do segundo ano do ensino médio, Luís Costa, de 16 anos.

A chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo, explica que a parceria entre Saúde e Educação visa alcançar o público da vacinação. “Temos sido atuantes na preocupação de ampliar a vacinação. No caso das escolas, nosso trabalho vem até antes da vacinação em si, temos feito reuniões com pais e comunidade escolar, justamente com o objetivo de sensibilizar as pessoas, para termos uma adesão maior”, disse.

Além da comunidade escolar, os moradores da região da Cidade Operária também participaram da ação de vacinação no Centro de Ensino Maria José Aragão. Raimunda Assunção, de 86 anos, recebeu a dose bivalente contra Covid-19. “Naquele tempo sem vacina morreu muita gente. Depois da vacina ficou mais calmo, e a gente só quer viver mais. É preciso tomar a vacina. Eu me vacino e por isso peço, meu povo, para todo se vacinarem”, incentivou.

Nesses diálogos, além de apresentar a importância das vacinas, as atividades sensibilizam a comunidade sobre os benefícios de manter a caderneta de vacinação atualizada. A estratégia vem sendo adotada em todo o Estado, através dos diálogos com as regionais de Educação.

Semanalmente a SES atualiza o cronograma de vacinação das escolas, tanto públicas e privadas para que o alvo de imunizar 90% da população seja atendido. Nas ações escolares, o Zé Gotinha tem estimulado os alunos na mobilização para vacinação. Entre abril e maio, nove escolas receberam ações de vacinação na Grande Ilha.

Fonte: Assessoria

Tags: campanha de vacinação, escolas municipais, Maranhão, São Luís