A campanha Papai Noel dos Correios 2023 foi lançada no Maranhão nesta terça-feira (14). O evento foi realizado no Shopping do Automóvel, em São Luís, com a presença do Bom Velhinho.
Representando todas os estudantes que participarão da campanha este ano, crianças da União de Moradores do Pau Deitado receberam o Papai Noel com um lindo coral e aproveitaram para fazer seus pedidos pessoalmente ao Bom Velhinho.
Os pedidos foram variados. Brinquedos, roupas e materiais escolares foram os mais comuns, mas Mariane Cristine, de 10 anos, decidiu pedir algo diferente. “Neste Natal, quero que todos os moradores de rua tenham uma ceia”, disse a menina, que é dona de uma das 2 mil cartinhas que já estão disponíveis para adoção.
As crianças da Grande São Luís que ainda quiserem participar têm até o dia 7 de dezembro para cadastrar suas cartinhas no blog da campanha (blognoel.correios.com.br).
O superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Silva Serra, convocou toda a sociedade a se juntar aos Correios nesta que é a maior ação social de Natal do Brasil. “Esse é um dos momentos mais lindos do ano, quando o amor e a solidariedade estão mais fortes que nunca. Então, convido a todos a tirarem esses sonhos do papel. São milhares de crianças aguardando seus desejos serem atendidos. Muitas das vezes são coisas simples, mas que marcarão a vida delas pra sempre”, disse.
Ao todo, serão 27 instituições atendidas, sendo 9 na Grande São Luís e 18 no interior do estado.
Pontos de adoção
As cartinhas de crianças da Grande São Luís podem ser encontradas na Casa do Papai Noel dos Correios, montada na praça de alimentação do Shopping do Automóvel Holandeses, e no blog da campanha (blognoel.correios.com.br).
Já no interior, as cartinhas estão disponíveis nas agências de Correios de 9 (nove) municípios: Bacabal, Barreirinhas, Caxias, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco e Santa Inês.
Sobre a campanha
A campanha, há 34 anos, disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, independentemente da idade, de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP, bem como promover a inclusão social.
Também são selecionadas e disponibilizadas para adoção as cartas enviadas por crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.
Em mais de três décadas de campanha, mais de 6,3 milhões de cartinhas foram atendidas em todo o país. Em 2022, cerca de 187 mil cartas foram adotadas.
Este ano, já estão disponíveis mais de 96 mil cartas para adoção, somadas as cartas físicas, disponíveis nas agências participantes, e as digitais, acessíveis no Blog Noel.
Padrinhos e madrinhas
Para adotar uma ou mais cartinhas, é só retirar em uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, clique em “Adoção On-line” e siga os passos. Para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município, é necessário escolher a localidade. No Maranhão, as adoções vão até 7 de dezembro.
Fique atento: os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.
A entrega de presentes deverá ser feita, presencialmente, nos pontos de adoção até o dia 7 de dezembro. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.
Mais informações estão disponíveis no Blog do Noel, que pode ser acessado pelo portal www.correios.com.br.
Tags: Bom Velhinho, Maranhão, papai noel