A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) vai dar início à I Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2023. Os produtores devem vacinar seu rebanho bovino e bubalino no período de 1º a 31 de maio. Nessa etapa da campanha, os animais de todas as idades devem ser imunizados.

A meta da campanha deste ano é ultrapassar 95% dos rebanhos bovinos e bubalinos vacinados contra aftosa, chegando a 100% dos animais imunizados. O Maranhão possui atualmente mais de 10 milhões e 300 mil cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos.

Após a vacinação, o produtor deve comprovar a imunização dos animais no escritório da AGED, onde possui a sua propriedade cadastrada. A comprovação vai até o dia 15 de junho.

Avanços para retirar a vacina

No mês passado, em visita ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o governador Carlos Brandão e o presidente da AGED Cauê Aragão receberam sinal positivo para dar celeridade ao processo e assim o Maranhão estar apto a fazer a retirada da vacina em 2024. Cabe lembrar que a campanha de vacinação em 2023 está mantida e será realizada em duas etapas (maio e novembro).

Para o pleito de retirada da vacina, a AGED apresentou ao MAPA um balanço das metas já alcançadas para pedir a suspenção da vacina contra febre aftosa em 2024.

A AGED apresentou a evolução dos quatro pilares importantes para solicitar a retirada da vacinação, que são: geolocalização das propriedades rurais cadastradas, fundo de saúde animal, o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PE 2017-2026) e a Auditoria Qualidade do Serviço Veterinário (Quali-SV). As três primeiras metas foram cumpridas e o Maranhão aguarda a Auditoria Quali-SV e a obtenção da pontuação 3.0, pois na última avaliação o Estado alcançou 2.7.

Fonte: AGED

Tags: campanha de vacinação, febre aftosa