Campanha de segurança reforça cuidados para evitar acidentes com ferrovia durante festas juninas

A Vale está intensificando o trabalho de conscientização junto às comunidades vizinhas à Estrada de Ferro Carajás para evitar acidentes no período de festas juninas. Nessa época, é comum o aumento no consumo de álcool e do fluxo de pessoas cruzando a ferrovia. Além do monitoramento feito pelas equipes de campo, a campanha envolve divulgação de mensagens de segurança em rádios, no trem de passageiros, em grupo de mensagens de comunidades e redes sociais da empresa.

“O objetivo é esclarecer sobre os riscos de transpor a ferrovia sem praticar os cuidados necessários ou sob o efeito de álcool, o que aumenta as chances de acidente. As ferrovias são tão importantes quanto as rodovias e é possível conviver com elas de maneira segura desde que todos façam a sua parte”, afirma Ricardo Silva, da área de prevenção de acidentes em ferrovias da Vale. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê regras e procedimentos para cruzar ferrovias. O artigo 29 diz que os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação. No artigo 212, o CTB diz que deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima. O condutor que infringir o código pode levar multa e perder até 7 pontos na carteira.

Para uma convivência segura com ferrovias é fundamental que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres utilizem as passagens em nível, viadutos e passarelas localizados ao longo dos quase 900 quilômetros da via, que interliga os estados do Maranhão e Pará.

Dicas de segurança para convívio com ferrovias: 

– Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha do trem;
– Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados;
– Se beber, não dirija. Nunca tente cruzar a ferrovia após ter consumido bebida alcoólica. Isso diminui o nível de atenção e pode causar acidentes;
– Não ande ou brinque sobre os trilhos;
– Não estacione seu carro próximo a linha férrea. Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;
– Não tente passar por baixo dos vagões enquanto o trem está parado. Ele pode se movimentar a qualquer momento;
– Evite andar a pé ou de bicicleta próximo à ferrovia e não pegue carona nos vagões.

Caso tenha duvidas ou observe uma situação de risco ligue Alô Vale 0800 285 7000.

Tags: campanha de segurança, ferrovias, festa junina, vale