‘Calote’ em artistas maranhenses repercute nas redes sociais e no meio político

As denúncias de artistas que não foram pagos pelo Governo do Estado repercutiram nas ruas, nas redes sociais e até no meio político. A indignação dos profissionais diante do ‘calote’ foi mostrada aqui no Difusora ON e em todos os telejornais da TV Difusora (relembre aqui).

Nas ruas, a população achou injusto o tratamento com os representantes da cultura maranhense. O mecânico José Sarney falou com nossa reportagem sobre o assunto.  “Se eles não recebem, de que forma ele vai continuar fazendo esse trabalho? Quando você não paga o artista local, mas paga o artista que vem de fora é uma discriminação bem grande”, destacou.

O encanador João Roberto lamentou que o poder público não tenha priorizado os artistas da terra. “Dão valorização para o pessoal que vem de fora, mas não dão para os que vivem aqui. E são esses artistas que representam o nosso Maranhão, o nosso povo, a nossa cultura”.

“O certo é pagar os artistas da cidade. São merecedores, são trabalhadores iguais aos outros e deveriam ter a mesma prioridade”, afirmou a cozinheira Maria Santos.

Nas redes sociais, a repercussão da matéria trouxe outras denúncias. Essa mulher disse que trabalhou por 35 dias no arraial do Ipem e até agora não recebeu. Outra diz que o marido faz parte de um grupo de bumba meu boi que também ainda não foi pago.

A denúncia chegou ao Legislativo Estadual. “Recebemos muitas denúncias, pedidos de apoio para interceder junto ao Governo do Estado. Temos homens e mulheres que trabalharam e estão seis meses sem receber o que executaram na cultura do estado do Maranhão, no São João, nas festas juninas. Então há a necessidade de compromisso no pagamento desses fazedores de cultura”, afirmou o deputado Wellington do Curso.

Além da Assembleia Legislativa do Maranhão, o Ministério Público também já foi acionado. Por lá foi protocolado um pedido para haja o cancelamento dos shows do réveillon. A justificativa é justamente a dívida que o estado tem com atrações que se apresentaram há meses em outras festividades.  (Veja abaixo)

Após a repercussão da matéria, um artista disse ter recebido os valores que estavam em atraso.

Tags: Caso dos artistas, governo do Maranhão, Secma