O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) lançou dois Editais, no valor total de R$ 1.820.000,00 (um milhão, oitocentos e vinte mil reais), para apoiar projetos de grupos ou organizações comunitárias atuantes em comunidades agroextrativistas de quebradeiras de coco babaçu nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí. Associações, cooperativas e fundações que desenvolvem essas atividades podem se inscrever.

Os recursos não reembolsáveis ​​são provenientes do Fundo Babaçu, cujo objetivo é contribuir para a autonomia e qualidade de vida das quebradeiras de coco babaçu e suas comunidades tradicionais, promovendo a conservação da biodiversidade existente nas florestas de babaçu. O Fundo busca ampliar o acesso a fontes de recursos e fortalecer as organizações de base comunitária por meio do desenvolvimento de recursos em gestão de projetos socioambientais. Os estados do Pará, Piauí, Tocantins e Maranhão, onde há regiões de babaçuais, são os beneficiários.

O Fundo Babaçu está sendo fortalecido com recursos financeiros do Fundo Amazônia, geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e pela Fundação Ford, que são parceiros do MIQCB.

Serão selecionados até 20 projetos nestas regiões da Amazônia Legal.

Tags: BNDES, coco babaçu, fundo da amazônia, Maranhão, Pará, piauí, tocantins