Bloco do Doador: Hemomar vai montar estrutura para doação de sangue em circuitos carnavalescos

Com o tema “Vem ser feliz doando sangue no Carnaval do Maranhão”, o Bloco do Doador foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (29), no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís (MA). As coletas externas do Hemomar, neste período de pré-carnaval, vão acontecer nos dois circuitos carnavalescos oficiais do Governo do Estado: na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, no Círculo Militar, na Avenida Litorânea e na quarta-feira da próxima semana, dia 7 de fevereiro, na Avenida Beira-Mar, em São Luís.

Nas festividades carnavalescas, as pessoas costumam se ausentar das doações de sangue por conta da folia.“A intenção é que consigamos abastecer o banco de sangue para segurar este momento, que sabemos que as doações caem por conta que muitas pessoas consomem bebida alcoólica, perdem noites de sono, e portanto, ficam inaptas para doação. Então neste pré-carnaval já estamos conscientizando a população a procurar o nosso hemocentro e também teremos coletas externas coletas externas para captar mais doadores”, pontuou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.

O vigilante Denilson Tobias Carvalho compareceu ao Hemomar nesta segunda-feira (29) para realizar mais uma vez esse exercício de solidariedade. “Eu acho bonito o gesto de doar sangue. Eu nunca precisei, mas o amanhã pertence a Deus e eu posso precisar do sangue de alguém. Já doei direcionado para pessoas que precisam, mas também de forma voluntária, para ajudar mesmo”, ressaltou o vigilante.

Assim como Denilson, dezenas pessoas foram ao Hemomar, na abertura do Bloco do Doador. Foliões que tiraram um tempo para poder doar sangue e melhorar o estoque de bolsas de sangue. “Sempre tem alguém precisando de sangue, seja por acidente, cirurgia ou algum outro fator. Sei que estou ajudando a salvar vidas e isso é o que importa”, disse o auxiliar de manutenção predial, André Felipe Souza Marques.

Apelo que alcançou também a atendente Sebastiana Cardoso da Costa Serra. “Doar sangue é doar vida! Temos que entender a importância de doar sangue durante todo o ano, não só quando alguém que você conhece precisa, doar de forma voluntária. Eu já vim doar direcionado, ajudando alguém, mas também de forma voluntária, tendo a certeza que estou ajudando pessoas”, reforçou a atendente.

Requisitos básicos para doar sangue:
– Apresentar documento oficial com foto;
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar acima de 50kg;
– Dormir bem nas 24h anteriores a doação;
– Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;
– Não ter exposto a situação de possível contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue.

Tags: carnaval, doação de sangue, hemomar, solidariedade