Baixada maranhense ganha Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino

 

Mais de 50 municípios da Baixada Maranhense e sudoeste do estado vão contar a partir desta sexta-feira (01) com uma nova unidade do Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino. A previsão é que sejam realizados cerca de 4 mil atendimentos por mês.

A unidade, inaugurada nesta sexta-feira (01), vai beneficiar os municípios da Baixada e do sudoeste maranhense, inicialmente com serviços de atendimento ambulatorial, exames de imagens e quimioterapia.

Em um primeiro momento, a unidade realizará: consultas, serviços de imagens, como mamografia, tomografia, raios-X e ultrassonografia e tratamento de quimioterapia, atuando em tratamentos de áreas médicas mais comuns, como urologia, ginecologia e região da cabeça e pescoço.

A construção do hospital foi viabilizada por uma articulação do senador Weverton Rocha (PDT-MA) com a bancada federal maranhense, que destinou R$ 25 milhões em emendas para a obra.

“Fiquei feliz em articular, junto com toda a bancada, recursos para a construção deste hospital. A Fundação Antonio Dino, ao longo de décadas, tem feito um trabalho de excelência no combate ao câncer no Maranhão”, afirmou Weverton.

Weverton lembrou que o Aldenora Belo, em São Luís, tem atendido sozinho todo o estado.

“A entrega do Hospital de Amor, em Imperatriz, e o atendimento preventivo para mulheres na região tocantina, ajudou a desafogar o atendimento do Aldenora Belo. Agora, com o Hospital de Pinheiro, teremos uma descentralização ainda maior, o que deve atender a uma demanda reprimida nos municípios próximos e evitar que as pessoas tenham que ir para longe de casa em um momento de grande fragilidade, que é o tratamento de saúde”, afirmou Weverton.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, o câncer será a principal causa de morte no mundo. Dentro desta perspectiva, a Fundação Antonio Dino tem buscado apoio para ampliar o atendimento.

O vice-presidente da Fundação, Antonio Dino Tavares, explicou que vêm sendo desenvolvidos vários projetos de combate, prevenção e descentralização do tratamento oncológico no estado.

“O hospital em Pinheiro dá início a essa descentralização. Em breve, novas cidades receberão novos hospitais. A entrega do Hospital Dr. Antonio Dino reafirma o compromisso da Fundação Antonio Dino com a população em oferecer atendimento de qualidade”, afirmou Antonio Dino.

Estrutura – O Hospital do Câncer Dr. Antônio Dino contará com 51 leitos, mais cinco de emergência, oito consultórios médicos com pelo menos 12 especialidades e seis leitos de UTI. E mais: emergência oncológica e Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Centro Cirúrgico com 6 salas, Quimioterapia, Serviço de Imagem Completo e Equipe Multidisciplinar.

A partir da inauguração da primeira etapa, no dia 1º de dezembro, começam a funcionar os serviços de quimioterapia, a parte ambulatorial (consultas médicas) e os exames de imagem.

Tags: Baixada Maranhense, Fundação Antônio Dino, hospital aldenora belo, Hospital do Câncer, Maranhão, pinheiro, Senador Weverton