Audiência no MPMA debate inclusão de catadores de materiais recicláveis

Foi realizada na última quarta-feira (7), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, uma audiência coletiva sobre inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis. O evento é fruto de uma parceria do Ministério Público do Maranhão (MPMA), com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Agência Executiva Metropolitana (Agem) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

Participaram da audiência representantes de cooperativas de catadores, gestores públicos municipais e do estado, além de membros e servidores do MPMA e MPT.

A mesa inicial dos trabalhos foi toda composta por presidentes e líderes de cooperativas e associações de catadores e catadoras. Entre as principais reivindicações do segmento estão o apoio do Poder Público para a disponibilização de equipamentos de proteção aos trabalhadores, a instalação de galpões e da logística para o trabalho de reciclagem do material coletado e o auxílio financeiro aos catadores.

A programação da audiência contou ainda com um ciclo de debates sobre o tema “Considerações sobre o novo decreto de Logística Reversa”, que teve como palestrantes Luiz Henrique Lula (secretário de Estado de Trabalho); Rafaella Nascimento (superintendente de Gestão de Resíduos da Sema); Lívio Mendonça Corrêa (subsecretário de Desenvolvimento Social da Sedes) e Leônidas Araújo da Silva (presidente da Agência Executiva Metropolitana).

Fonte: Ascom/MPMA

Tags: Economia, Maranhão, São Luís