Atraso na construção do Mercado do Peixe em São Luís

O governo do estado iniciou no dia 16 de setembro de 2021 a construção de um novo mercado de pescados na cidade. O Mercado do Peixe, planejado para ser um espaço moderno e funcional, prometeu mudanças para beneficiar 112 feirantes, sendo 80 marisqueiros; 12 vendedores de hortaliças; 06 tratadores e 12 pessoas que trabalham no ramo de lanchonetes. No entanto, a realidade que se apresenta quase dois anos depois é preocupante: as obras ainda estão em passos lentos, e a entrega da obra segue bem distante.

O projeto tinha um prazo inicial de 10 meses para ser concluído. No entanto, passados ​​quase 24 meses desde o início da construção, as obras estão longe da marca dos 50% de conclusão.

Ao todo, o investimento foi de R$ 17.029.279,03. O Entreposto Pesqueiro terá, no total, 12.314,70m². A obra inclui drenagem; fundações e superestrutura em concreto armado; pavimentação; vedações, pisos e revestimentos; cobertura em estrutura metálica; instalações hidraúlicas, sanitárias e elétricas; reservatório de água; sistema de combate a incêndio; para-raios; pintura; paisagismo e estacionamento, além de espaço para administração e banheiros.

Por meio de nota a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) disse que houve alteração no cronograma de construção e que demandas que foram surgindo ao longo da execução da obra. Disse ainda que o período de chuvas intensas exigiu uma execução mais lenta e que a previsão é que a obra seja concluída em dezembro.


Confira a nota na íntegra:

A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) esclarece que houve alteração no cronograma de construção do Entreposto Pesqueiro, determinada a partir de demandas que foram surgindo ao longo da execução da obra, quando foram necessárias adaptações no projeto, comuns neste tipo de obra, para atender exigências e normas da Vigilância Sanitária aplicadas a espaços caracterizados como entrepostos pesqueiros.
Além disso, o período de chuvas intensas exigiu uma execução mais lenta de alguns serviços e o adiamento de outros para períodos sem precipitações. Apesar das situações citadas, os trabalhos não foram interrompidos e a previsão é que a obra seja concluída em dezembro. O Entreposto Pesqueiro irá ordenar o comércio de pescados e mariscos que ocorria de forma inadequada, sem condições necessárias de higiene, na região.

Tags: agem, centro histórico, Maranhão, mercado do peixe